Doutoranda apresenta instalação artística sobre dignidade menstrual na biblioteca da Universidade | Universidade Feevale

Doutoranda apresenta instalação artística sobre dignidade menstrual na biblioteca da Universidade

09/05/2025 - Atualizado 16h38min

Mostra reforça maio como o mês de conscientização sobre o tema

pantone

De 12 a 26 de maio, a pesquisadora Caroline Luiza Willig, doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale e integrante do grupo Criança na Mídia, exibirá a intervenção artística Menstruação: cores, dores e odores, na biblioteca do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), que compõe seu percurso investigativo interdisciplinar envolvendo a dignidade menstrual. O conjunto de aquarelas menstruais da exposição apresenta artes que integram o processo de construção da tese de doutorado Menstruações, Infâncias e Violências: pesquisas e práxis interseccionais e interdisciplinares em cultura, mídia e educação de Caroline. Já a banca de defesa final acontece no dia 12 de maio, segunda-feira, às 14h de forma híbrida (presencial e online), na sala 200B do prédio Lilás, no Câmpus II.

As pinturas foram desenvolvidas a partir do uso do coletor menstrual e aquareladas sobre papel 50% algodão. "Vertem memórias (a)notadas e aquareladas com meu sangue menstrual – matéria-prima para ilustrar os percalços e percursos biográficos e da pesquisa-intervenção", diz Caroline.

A exposição integra as investigações e artivismos da pesquisadora realizados:

  • junto à Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo sobre temáticas que buscam a desconstrução de estigmas e a construção de políticas que respeitem os direitos humanos de menstruantes, por meio do Convênio Educação Antidiscriminatória firmado entre a Feevale e a Prefeitura Municipal;
  • através de investigações realizadas junto da Universidad Pedagógica Nacional (UPN) em Cuernavaca, México, de maio a outubro de 2024, por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que Caroline propõe o intercâmbio de saberes e ações no eixo Brasil-México, sob orientação das professoras Saraí Patrícia Schmidt, da Feevale, e Ruth Belinda Bustos Córdova, da La Universidad Pedagógica Nacional UPN; do projeto Menstru.ações, financiado por recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar no 195/2022), edital 01/2024, do município de Três Coroas/RS, no qual a educadora foi proponente e mediou a formação intersetorial Precisamos falar sobre dignidade menstrual, que originou o um fanzine sobre a temática;
  • e do projeto de instalação artística Menstruação: cores, dores e odores, que está circulando nas escolas municipais de Três Coroas, financiado pela Lei Aldir Blanc.

“A instalação artística é uma produção a partir de aquarelas menstruais. Transforma em matéria-prima e, por fim, em arte, algo que é visto como feio e nojento pela sociedade ocidental moderna. Satiriza as propagandas de absorventes higiênicos que continuam com discursos conservadores, românticos e higienistas, estampando em suas embalagens os itens de contenção de fluxo ilustrando a menstruação como um gel azul. Muitas cores foram encontradas através do aplicativo da Pantone, mas nenhuma dessas tonalidades é azul”, destaca a pesquisadora Caroline.

Saiba mais

Maio é o mês da Dignidade Menstrual, escolhido pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção para a falta de acesso básico à higiene menstrual. A ação visa promover a saúde e o bem-estar de quem menstrua, além de conscientizar sobre a naturalidade do ciclo menstrual e os direitos humanos. Em virtude da data, ao longo mês de maio ser?á compartilhada, nas redes sociais do Criança na Mídia (@criancanamidia), uma série de artigos e atividades relacionados ao tema, produzidos no grupo de pesquisa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.