Produção experimental Satis integra a programação do festival e será exibida em São Leopoldo
Equipe de Satis
O curta-metragem Satis, produzido por alunos do curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale, foi selecionado para compor a programação do Festival Cinesul 2025. A produção será exibida neste domingo, 11, a partir das 18h, na Praça Mansueto Bernardi, em São Leopoldo. A produção é assinada por Antônia Ughini, Gabriel Rohde, Noah Nienov, Pietra Heldt, Amábily Lopes, Djoilen Poliana, Lauren Otterbach, Mileni Lambrecht, Davi R. Borges, Thales Piva, Bernardo Treis, Samara Centeno e Antônia Ughini. O curta, idealizado inicialmente como um projeto experimental em sala de aula, se destaca por sua abordagem sensível e contemplativa sobre a transição da adolescência para a vida adulta.
A ideia do curta surgiu a partir da proposta acadêmica de desenvolver um clipe ou curta experimental. Após tentativas de encontrar um conceito que unisse a equipe, a inspiração veio da música Vienna, do cantor Billy Joel. A canção impulsionou os estudantes a refletirem sobre a ansiedade em crescer e a pressão social de alcançar o sucesso precoce. A narrativa construída pelos alunos tem como objetivo explorar o sentimento de urgência em definir quem se é, o que se sabe fazer bem e como lidar com o medo do fracasso. Essa reflexão se materializou em um enredo que propõe resgatar a leveza da infância como forma de reencontrar o prazer em errar e experimentar.
Esteticamente, o curta apostou em uma direção de arte carregada de simbologias visuais. Elementos como cores pastéis foram usados para remeter à infância e, à medida que a personagem principal amadurece e passa a se permitir falhar e se descobrir, a paleta de cores ganha saturação e expressividade. O visual representa o crescimento pessoal sem a perda da identidade, reforçando a mensagem de que o processo de amadurecimento pode — e deve — ser leve e individual.
Segundo Nienov, a classificação para participar do festival é resultado do processo pessoal vivido pela equipe. “A palavra satis vem do latim e significa satisfeito. No fim, esse foi o sentimento que tivemos sobre nós mesmos ao finalizar o projeto. Todos passamos pelo mesmo processo que retratamos no curta, mesmo com todos os tropeços, incertezas, talvez até mesmo duvidando e questionando nossa escolha de persistir nessa área, recebemos uma grande vitória”, destacou. “Receber essa oportunidade do projeto ser avaliado por grandes nomes do cinema é um atestado de que sim, nós somos bons no que decidimos ser e somos capazes de sempre fazer melhor”, finalizou.
Confira a ficha técnica de Satis:
- Direção: Antônia Ughini
- Assistente de Direção: Gabriel Rohde
- Direção de Arte: Noah Nienov
- Assistente de Arte: Pietra Heldt
- Maquiagem: Amábily Lopes
- Direção de Produção: Djoilen Poliana
- Assistente de Produção: Lauren Otterbach
- Direção de Fotografia, Montagem e Edição: Mileni Lambrecht
- Assistente de Fotografia: Davi R. Borges, Thales Piva
- Trilha Sonora e Color Grading: Davi R. Borges
- Som Direto: Bernardo Treis
- Design Gráfico: Mileni Lambrecht
- Elenco: Samara Centeno, Antônia Ughini
- Produtores Associados: Francisco Machado Pereira, Gustavo Bülow, Roberto Coutinho (professores da Feevale)