Detecção molecular do HPV é uma das formas de prevenir o câncer de colo de útero | Universidade Feevale

Detecção molecular do HPV é uma das formas de prevenir o câncer de colo de útero

07/10/2022 - Atualizado 11h43min

laboratório microbiologia

Doença foi o terceiro tipo mais prevalente de câncer em mulheres no Brasil em 2019

A campanha Outubro Rosa não se dedica a contribuir somente com a prevenção ao câncer de mama – ela também promove ações para esclarecer sobre o câncer de colo de útero. No Brasil, esse tipo de câncer foi o terceiro mais prevalente entre mulheres em 2019 e a causa de 6.627 óbitos no país em 2020. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 261.206 novos casos de câncer de colo de útero serão diagnosticados em 2035.

Conforme a coordenadora do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Juliane Fleck, a prevenção primária do câncer de colo uterino está relacionada ao diagnóstico e à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV), agente responsável por uma das infecções sexualmente transmitidas com maior incidência mundial.

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, classificados em baixo ou alto risco de acordo com seu potencial carcinogênico. Os HPVs dos tipos 16 e 18 são considerados de alto risco e estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero. Por outro lado, os HPVs 6 e 11 são encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos”, explica Juliane.

A pesquisadora avalia que, mesmo após a vacinação ter sido adotada como medida de prevenção primária, a infecção pelo HPV ainda é considerada frequente e crescente. “Nesse contexto, o avanço tecnológico tem contribuído para evolução nos programas de rastreamento, como por exemplo a detecção molecular de HPV, que permite a identificação viral previamente à ocorrência de alterações morfológicas”, completa Juliane.

Laboratório da Feevale oferece descontos nas análises durante o Outubro Rosa

Dentre as análises realizadas pelo Laboratório de Microbiologia Molecular (LMM) da Feevale, encontra-se o teste molecular de HPV com tipagem de HPV-16, HPV-18 e outros 13 genótipos associados à lesão de alto risco de malignidade. Durante todo o mês de outubro, o LMM realizará os testes com desconto de 20% em seu valor. A coleta deve ser realizada pelo médico ginecologista e encaminhada ao laboratório. Mais orientações amostras podem ser obtidas pelo e-mail lmm@feevale.br.

Sobre o teste:

  • Detecção molecular de HPV com identificação de subtipos de alto risco
  • Prazo de liberação de resultados: 48 horas
  • Contatos para agendamento: tecnologico@feevale.br ou WhatsApp (51) 98295-0945
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.