Definidos os projetos prioritários para a Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS | Universidade Feevale

Definidos os projetos prioritários para a Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS

09/12/2020 - Atualizado 17h25min

Áreas de Saúde e Tecnologias da Informação e Comunicação foram escolhidas

Inova

A Mesa Gestora da Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado que tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul uma potência na área de inovação até o ano de 2030, definiu os seus projetos prioritários. Foram contempladas as áreas de Saúde e Tecnologias da Informação e Comunicação, no entanto, projetos das áreas de Educação e de Economia Criativa também serão desenvolvidos com auxílio dos integrantes dos grupos de trabalho, apoiadores externos, impulsionadores e patrocinadores.

As quatro áreas prioritárias – Economia Criativa, Educação, Saúde e Tecnologias da Informação e Comunicação – foram escolhidas na primeira reunião da Mesa Gestora da Região Metropolitana e Litoral Norte, ocorrida em outubro deste ano. Especialistas de cada uma das áreas foram convidados para integrar, de forma voluntária, os Grupos de Trabalho (GTs). As equipes desenvolveram, inicialmente, nove projetos e, após duas rodadas de refinamento, apresentaram quatro projetos, um para cada área.

Tivemos experiências e brainstorming de todas as áreas, o que foi muito importante para que pudéssemos nos conhecer, nos unir e gerar esse pertencimento”, afirma a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, que coordena os comitês Estratégico e Técnico da Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS.

A partir de agora, a Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS entra na fase de execução dos projetos. Empresários, gestores do poder público, acadêmicos e sociedade em geral podem contribuir com a execução desses projetos. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail aline-jansen@sict.rs.gov.br. Confira os projetos selecionados:

Área: Tecnologias da Informação e Comunicação

Projeto: Smart-portal, plataforma digital de integração de dados já existentes referentes ao Ecossistema Regional de Inovação (ERI), à captação de investimentos e acesso a editais de fomento.

Objetivos: auxiliar a tração (financiamento) ao empreendedor; oferecer uma visão sistêmica tanto dos atores, quanto dos investimentos regionais, nacionais e internacionais; e facilitar o reconhecimento do Estado como potência na área de Tecnologias da Informação e Comunicação por investidores externos.

Caráter inovador: primeira plataforma no Brasil englobando os atores públicos e privados em um ambiente de mapeamento e integração das necessidades e expertises à inovação; fomento à implantação de resultados tecnológicos efetivos por algum dos parceiros envolvidos; e captação e distribuição centralizada de recursos financeiros (investimentos, editais, parcerias tecnológicas etc.).

Área: Saúde

Projeto: Living Lab de Soluções Digitais para Saúde

Objetivos: desenvolver, estruturar e implementar uma governança e gestão em rede na saúde; prototipar, desenvolver e implementar MVPs de projeto da saúde e aplicativo móvel para o cidadão (foco inicial na Covid-19); desenvolver capital intelectual (capacitações com foco em saúde digital); prospectar e desenvolver soluções (programas de conexões/hackathons para gerar e atrair startups e projetos).

Caráter inovador: Living Lab direcionado para conexões do ecossistema da saúde; convergência e aplicação em escala de diversas tecnologias já existentes, mas que não são utilizadas em conjunto, para construir uma infraestrutura de interoperabilidade de dados (construir os alicerces do Saúde Digital - RS); foco na continuidade do cuidado centrada no cidadão; geração de talentos na área de informática em saúde.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.