Curta produzido por aluno da Feevale conquista espaço em festivais nacionais e internacionais | Universidade Feevale

Curta produzido por aluno da Feevale conquista espaço em festivais nacionais e internacionais

08/10/2025 - Atualizado 17h18min

Obra Meus Desassossegos, dirigida por Davi Rodrigues Borges, foi inspirada em livro de Fernando Pessoa e já acumula prêmios e seleções em festivais pelo Brasil e no exterior

CurtaFrame de Meus Desassossegos

O curta-metragem Meus Desassossegos, escrito e dirigido por Davi Rodrigues Borges, estudante do curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale, tem ganhado destaque no circuito de festivais de cinema, com exibições em diferentes regiões do Brasil e, agora, uma estreia internacional confirmada nos Estados Unidos. Realizado como projeto acadêmico durante o segundo semestre de 2024, o filme foi desenvolvido na disciplina de Projeto IV e contou com a participação de mais de 15 alunos do curso, envolvidos em todas as etapas de produção.

Inspirado nas obras de Fernando Pessoa, em especial Livro do Desassossego, o curta propõe uma narrativa onírica e intimista, com diálogos entre dois personagens cujas falas são guiadas pela linguagem poética do autor português. As gravações foram realizadas na Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo, que também apoiou o projeto.

"Foi um processo trabalhoso, mas recompensador e divertido. O curso de Produção Audiovisual nos possibilitou, principalmente, a expandir nossa criatividade, dando meios para que pudéssemos tirar esse projeto do papel, com equipamentos e auxílio dos professores. Pudemos conhecer pessoas e construir relações de amizade no meio do cinema, construindo um portfólio junto com pessoas que trabalharemos em um futuro próximo”, destaca Daví.

A obra já foi exibida no 1º Festival de Cinema de Gravataí e no Festcine Itaúna, realizado no Pernambuco, onde conquistou o prêmio de Melhor Direção de Arte. Recentemente, o curta foi selecionado para o NanoCon International Film Festival (NIFF), que acontece na cidade de Washington, nos Estados Unidos, sendo o primeiro projeto do curso a integrar a programação de um festival internacional. Além disso, Meus Desassossegos participará do Festival Beta, evento de destaque no cenário audiovisual carioca, realizado no Rio de Janeiro entre outubro e novembro.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.