European Gastroenterology Week é considerado o maior evento na área da Gastroenterologia da Europa
Quatro trabalhos produzidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Gastroenterologia do curso de Medicina da Universidade Feevale foram apresentados na United European Gastroenterology Week (UEG Week), considerado o maior congresso de gastroenterologia da Europa. O evento aconteceu de 4 a 7 de outubro em Berlim, na Alemanha. A partir destes quatro trabalhos, dois alunos do curso – Paula Scheffer Saraiva e João Pedro Schmitt – receberam bolsas-auxílio da UEG Week (Travel Grants) para participarem presencialmente do evento, as quais foram concedidas com base em seu mérito científico nos estudos.
A acadêmica Paula Scheffer Saraiva também foi agraciada com o National Scholar Award, representando o Brasil, pelo trabalho Gender disparities in first and senior authorship in gastrointestinal endoscopy: a decade of publications in leading journals. O estudo foi selecionado pela UEG Week, entre todos os resumos submetidos por jovens pesquisadores e aceitos para apresentação, por ter obtido a maior pontuação entre os trabalhos do país.
Além disso, o aluno João Pedro Schmitt recebeu o reconhecimento de melhor apresentação oral na área de Obesidade, com o estudo Intragastric Balloon for Obesity Treatment: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. “Este amplo reconhecimento reforça nosso orgulho e o compromisso em impulsionar o avanço científico da Feevale e do país”, afirma a coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gastroenterologia do curso de Medicina da Universidade, professora Gilmara Meine.
Além de apresentarem suas pesquisas, os alunos também tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos maiores nomes da Gastroenterologia mundial e de ampliar suas redes de contato com médicos e pesquisadores de diversos países.
Saiba mais
O Grupo de Pesquisa em Gastroenterologia, coordenado pela professora Gilmara Meine, realiza pesquisas dentro de três temáticas principais: epidemiologia das neoplasias do trato gastrointestinal, técnicas de endoscopia digestiva avançada e disparidades na ciência. Participam dos estudos, de forma voluntária, 11 estudantes do curso de Medicina. A inciativa já rendeu trabalhos publicados em revistas internacionais, premiações em congressos nacionais e internacionais, além de colaborações com médicos, professores e alunos de universidades no Brasil e nos Estados Unidos.