Consinos completa 28 anos nesta quarta-feira, 6 | Universidade Feevale

Consinos completa 28 anos nesta quarta-feira, 6

06/07/2022 - Atualizado 16h57min

Conselho abrange 14 municípios do Vale do Sinos e é responsável por definir projetos que receberão recursos do governo estadual

consinos

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) completa, nesta quarta-feira, 6, 28 anos de atuação e trabalho em 14 municípios da região. A entidade abrange as cidades de Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

O Consinos é responsável por definir os projetos da região que receberão recursos do governo estadual e realizar as votações feitas por meio da Consulta Popular com objetivo de promover o desenvolvimento harmônico sustentável, assegurando a qualidade de vida dos habitantes da região. Sediado no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, desde 2014, o Conselho atingiu importantes avanços durante o período de trabalho: conquistou a expressiva participação da população em seus processos, captou mais de R$ 33 milhões para projetos regionais e locais e elaborou o planejamento estratégico do Corede de 2015 até 2030, além de ter organizado a atualização do documento neste ano.

Conforme Gabriel Grabowski, presidente do Consinos e professor da Universidade Feevale, a expectativa é que os próximos governos estaduais voltem a investir 2% do orçamento em projetos de desenvolvimento regional, percentual maior do que foi aplicado nos últimos oito anos.

Nesses 28 anos de existência e trabalho, o Consinos é, em conjunto com os demais Coredes, um patrimônio da sociedade gaúcha construído por várias mãos e forças sociais, sempre comprometidos com um projeto de desenvolvimento do Rio Grande do Sul em todas as suas regiões”, ressalta.

Além disso, Grabowski destaca que o desenvolvimento precisa considerar as especificidades e potencialidades locais e regionais. Portanto, é importante contar com a participação popular e a descentralização das decisões políticas e dos investimentos. “Nossos desafios, neste ano, são: atualizar nosso planejamento estratégico, realizar uma Consulta Popular com muita participação e contribuir com as prefeituras e o Estado pela retomada do desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico”, afirma. “A longo prazo, precisamos manter nossa luta e trabalho para que o Vale do Sinos seja uma referência de desenvolvimento regional em todas suas dimensões: econômica, social, ambiental, infraestrutural, educacional e tecnológica”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.