Começam as operações no Hospital Veterinário Feevale | Universidade Feevale

Começam as operações no Hospital Veterinário Feevale

16/12/2021 - Atualizado 15h44min

Localizado em Campo Bom, espaço atenderá animais de pequeno, médio e grande porte

Hovet

Uma cerimônia realizada em Campo Bom na manhã desta quinta-feira, 16, marcou o início das operações no Hospital Veterinário Feevale (Hovet), um dos maiores e mais modernos do Brasil e da América Latina. A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, investiu R$ 22 milhões na obra e em equipamentos.

Depois do prédio ter sido entregue em 28 de junho deste ano, recebeu os equipamentos e agora dará início às atividades de ensino, com aulas práticas do curso de Medicina Veterinária, e de extensão, com o atendimento de animais de canis municipais, por meio de parcerias com prefeituras da região. Em fevereiro, com o reinício das aulas, começarão os atendimentos clínicos e laboratoriais a animais da comunidade e, no segundo semestre de 2022, os procedimentos cirúrgicos.

O Hovet foi construído em um lote de 7.544,44 m², doado pela Prefeitura Municipal de Campo Bom e localizado na Rua Alameda da Inovação, 212, no Câmpus III da Universidade. A obra é composta por duas edificações, com área total construída de 4.117,35 m². O Bloco 1, com 2.605,28 m², tem dois pavimentos, destinados ao atendimento de animais de pequeno porte. Ainda conta com salas de aula e laboratórios específicos do curso. O Bloco 2, com área de 1.512,07 m², também tem dois pavimentos e é voltado ao atendimento de animais de grande porte. Além disso, há espaços ao ar livre, área de convivência e dormitórios.

No hospital há ambientes para atividades práticas do curso de Medicina Veterinária e atendimentos hospitalares, como consultórios, laboratórios, ala de internação, recepção, triagem, bloco cirúrgico, ala de oncologia e fisioterapia, entre outros. “Temos um amplo bloco para animais de pequeno e médio porte, com clínicas, laboratórios e salas de cirurgia e internação, e outro para grandes animais, incluindo clínica cirúrgica e espaço para internação”, afirma o coordenador do curso, Matheus Nunes Weber, acrescentando que também serão realizados exames laboratoriais no local.

À medida que avançarmos no treinamento e capacitação das equipes, bem como na implementação dos equipamentos, os serviços serão disponibilizados e divulgados a toda a comunidade”, concluiu.

Cerimônia

Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, salientou que este é um momento de muito orgulho para todos.

Estamos entregando este espaço não só para a comunidade de Campo Bom, mas para as comunidades da região também, que terão esse hospital como uma base de referência para o atendimento veterinário. Aqui também teremos pesquisa, que é algo que faz parte do nosso DNA”, afirmou.

O presidente da gestão anterior da Aspeur, Roberto Cardoso, enfatizou que, a partir de agora, considera cumprida a missão da mantenedora e executora da gestão econômica, financeira e patrimonial da Feevale.

Com a entrega desta obra, estamos proporcionando condições materiais e estruturais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da nossa universidade. Aos alunos que aqui buscarão o aprimoramento de sua formação acadêmica e profissional, desejamos sucesso e que possam desfrutar desse ambiente com o máximo de aproveitamento”, disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira, este é um marco bastante significativo na Medicina Veterinária do Estado.

Este hospital veterinário não servirá apenas para a questão acadêmica, mas também para atender à demanda da comunidade e da região. Temos registrados, no Conselho, cerca de 22 mil médicos veterinários e 13 mil empresas, o que mostra que participamos efetivamente da economia do Rio Grande do Sul. Quando um espaço como esse é inaugurado, nós movimentamos a economia, e isso é bom para a comunidade”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Bom, Alexandre Hoffmeister, afirmou que, desde a criação do parque tecnológico, na década de 1990, a Feevale surpreende com seus investimentos.

O Legislativo confia na Universidade, tanto que todas as votações que envolvem a Feevale têm unanimidade. Essa parceria é muito importante e mostra como sempre acreditamos nessa universidade. Hoje é um sonho que se torna realidade, é um orgulho imenso para Campo Bom termos o Hospital Veterinário Feevale”, frisou.

Segundo o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, a Feevale tem fundamental importância para o município.

Este hospital mostra toda a dedicação e desprendimento que Feevale teve para investir, em um momento em que as universidades, de uma maneira geral, tiveram que se reinventar. A comunidade de Campo Bom vai ter acesso a diversos procedimentos, o que vai qualificar a nossa ação junto à causa animal no município de Campo Bom. Essa ação é fruto de pessoas que se importam, que trabalham e que querem ver o crescimento da nossa região”, disse.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, destacou que o Hospital possui alta complexidade e também é um local de pesquisa, onde serão desenvolvidos fármacos, vacinas e alimentos para animais.

O espaço será muito importante para a formação profissional, mas também para o desenvolvimento social e econômico da nossa região. Obrigado a todos que colaboraram para que os nossos alunos tenham um hospital de qualidade. Sempre falamos que inovar é humano e, hoje, eu também digo que inovar é animal”, finalizou.

Alguns espaços do Hospital

  • Laboratório de Bioquímica e Hematologia
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Bromatologia e Inspeção de Alimentos
  • Laboratório de Reprodução Animal
  • Laboratório de Patologia
  • Biotério
  • Serviço de Diagnóstico por Imagem
  • Salas de atendimento
  • Salas cirúrgicas para grandes e pequenos animais
  • Internação de grandes e pequenos animais
  • Oncoterapia
  • Reabilitação Animal

Sobre o curso

O curso de Medicina Veterinária da Feevale visa formar profissionais capazes de atuar nas áreas da clínica médica de animais de companhia e de produção, bem como auxiliar em aspectos da produção animal e da saúde humana, promovendo a saúde de alimentos, o desenho de testes diagnósticos e o combate de doenças infecciosas em animais e em seres humanos. O profissional estará apto para diversas atividades, seja na biologia molecular, na cirurgia, no uso da melhor terapêutica para animais ou no estudo do desenvolvimento de novos tratamentos. Além de contar com uma infraestrutura diferenciada, o curso possui docentes doutores em diversas áreas do conhecimento, desde as básicas até as aplicadas da clínica ou da nutrição animal.

Confira as fotos:

Início das operações do Hospital Veterinário Feevale

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.