Centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul é tema de documentário | Universidade Feevale

Centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul é tema de documentário

22/12/2022 - Atualizado 15h59min

Material foi produzido por estudantes do curso em Produção Audiovisual da Universidade Feevale

foto

O centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo, primeiro clube social negro do Vale do Sinos, foi tema do documentário Cruzeiro: 100 anos. Ele foi produzido por oito estudantes da disciplina Projeto em Cidadania, do curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale, em parceria com o projeto social Aruanda: morada da cultura e da história afro-brasileira, desenvolvido pela Instituição.

O material foi apresentado, nesta semana, a membros da diretoria da entidade, durante encontro realizado no Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo. O documentário está dividido em três episódios. O primeiro traz a contextualização histórica da entidade. O segundo trabalha com os “amores” da sociedade, que são as crianças, o samba e a comunidade. Já o terceiro tem como foco as comemorações do centenário.

De acordo com os estudantes Bruno Hollanda e Tayline Weber, que atuaram como produtor e diretora da produção, o trabalho teve como objetivo capturar os sentimentos de todos que já conviveram e ainda fazem parte do Cruzeiro.

Buscamos representar toda a emoção, amor e felicidade desse centenário, captando entrevistas, o trabalho social e os melhores momentos das comemorações da entidade”, diz Hollanda. “Além de nos receberem com muito carinho, me senti pertencente a essa história. Desenvolver algo dessa proporção transpassa por diversos sentimentos, onde é possível enxergar o amor que cada um deposita nessa linda união com a entidade”, complementa Tayline.

Para José Odilto Anselmo, presidente da Sociedade, a produção do material é muito importante.

Quero agradecer aos alunos e à Universidade por nos brindarem com este registro histórico do nosso centenário. Este material é fundamental para a nossa comunidade, pois proporciona a documentação da nossa história, de forma que poderemos apresentá-la a todos que vierem a frequentar a Cruzeiro”, afirma.

Curricularização da extensão

Conforme a professora Vanessa Valiati, que ministra a disciplina Projeto em Cidadania, a produção surgiu a partir de uma demanda apresentada pelo projeto Aruanda. "A ação busca, por meio da curricularização da extensão, aproximar os projetos sociais do ensino, gerando proximidade com a comunidade, interação e muito aprendizado para todos os envolvidos”, afirma.

Iniciativas como esta são extremamente ricas. Conectam a formação dos alunos e nossas atividades de extensão e valorizam a nossa comunidade. É muito gratificante que, com o apoio de diferentes linhas de ação da Universidade, possamos auxiliar no registro de uma história tão bonita e representativa quanto a da Sociedade Cruzeiro do Sul”, ressalta Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale.

Sobre a Sociedade Cruzeiro do Sul

Fundada em 28 de outubro de 1922, a partir da organização em torno do futebol e do carnaval, a Sociedade Cruzeiro do Sul foi o primeiro clube social negro do Vale do Sinos. Com o passar do tempo, se transformou em um espaço de vivências sociais e educacionais. Em 2017, a entidade foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade de Novo Hamburgo, em reconhecimento às suas práticas culturais e reforçando a sua importância para a comunidade.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.