Cartilhas abordam conceitos básicos sobre cooperativismo e reciclagem | Universidade Feevale

Cartilhas abordam conceitos básicos sobre cooperativismo e reciclagem

26/05/2021 - Atualizado 27/05/2021 09h59min

Materiais foram desenvolvidos pelo projeto integrado Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local

reuniãoApresentação no Seminário de Avaliação da Chamada CNPq/Sescoop

A fim de orientar a população, a Universidade Feevale desenvolveu duas cartilhas sobre os conceitos básicos de cooperativismo e reciclagem. Os materiais foram desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa Inovação Social em Cooperativas de Reciclagem no Vale do Rio dos Sinos, coordenado por Vânia Bessi, professora do curso de Administração da Instituição.

A cartilha Cooperativismo – conceitos básicos aborda como funcionam os sistemas econômicos, a história da primeira cooperativa e as cooperativas de reciclagem, entre outros assuntos. Já o documento Reciclagem – conceitos básicos orienta sobre o que são resíduos sólidos, como reciclar, o funcionamento da coleta seletiva, catadores e materiais recicláveis, entre outros temas. Além de Vânia, foram responsáveis pela produção dos materiais as professoras da Feevale Sueli Cabral e Paola Figueiró, as bolsistas de Apoio Técnico à Extensão Claudia Reckziegel, egressa do curso de Artes Visuais, e Cintia Juliane da Silva, egressa do curso de Pedagogia, e a bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial Tieli Vargas Almeida, mestranda em Indústria Criativa. Os documentos foram disponibilizados para as cooperativas localizadas em Novo Hamburgo.

Na última semana, os materiais foram apresentados no Seminário de Avaliação da Chamada CNPq/Sescoop, evento on-line que reuniu pesquisadores da área de Cooperativismo de todo Brasil, além das equipes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). “A pesquisa apresenta vinculação com a extensão e nasceu a partir de problematização identificada no projeto integrado Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local”, explica Vânia. Além das cartilhas, a professora apresentou um canal no YouTube e um perfil no Instagram, ambos sobre inovação social e cooperativas de reciclagem, que foram criados com o objetivo de informar as pessoas sobre esses temas de forma fácil e interativa.

O projeto Inovação Social em Cooperativas de Reciclagem no Vale do Rio dos Sinos recebeu fomento na Chamada CNPq/Sescoop 007/2018 - Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação em Cooperativismo, com recursos para custeio, capital e bolsas. O objetivo do chamamento foi apoiar projetos de pesquisa que investiguem o cooperativismo e as cooperativas brasileiras em quatro linhas de pesquisa: impactos econômicos e sociais do cooperativismo; competitividade e inovação; governança cooperativa; e cooperativismo e cenário jurídico. Parte dos recursos desse fomento foi utilizado para produzir as cartilhas do projeto.

Saiba mais
O projeto social de pesquisa e extensão Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local é um projeto integrado que tem o objetivo de desenvolver competências relacionadas ao associativismo, ao empreendedorismo, à gestão e à produção. O propósito é colaborar para a formação humana, técnica e tecnológica de empreendedores ou empreendimentos que produzem alimentos, associações ou cooperativas de trabalhadores. Liderado pela professora Vânia Bessi, desenvolve oficinas e realiza atendimentos individualizados, de acordo com o interesse dos participantes.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.