Assembleia do Consinos orientará sobre a Consulta Popular 2025 | Universidade Feevale

Assembleia do Consinos orientará sobre a Consulta Popular 2025

16/07/2025 - Atualizado 12h57min

Evento será realizado no dia 24 de julho, no Câmpus II da Universidade Feevale

consinos

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizarão, no dia 24 de julho, uma assembleia pública regional. O evento, que tem como objetivo lançar oficialmente a Consulta Popular 2025 – Orçamento Estadual 2026 do Consinos, acontecerá às 10h, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

No encontro, será apresentada a metodologia e o passo a passo da Consulta Popular 2025. Também será definido o número de propostas que irão constar na cédula de votação e o número de propostas eleitas, bem como o limite de áreas temáticas. Além disso, será constituída a Comissão Regional da Consulta Popular 2025 e definido o cronograma das próximas assembleias.

O presidente do Consinos e professor da Universidade Feevale, Gabriel Grabowski, salienta a importância da participação, na assembleia, das prefeituras dos 14 municípios que integram a entidade, dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e da sociedade civil organizada, para que apresentem suas demandas e necessidades. “É fundamental que a população participe, também, da Consulta Popular para decidir qual área e projeto são prioridade neste ano, considerando os desafios climáticos que estamos enfrentando. Juntos somos muito fortes e, unidos, podemos mitigar os impactos da crise climática, que já é uma realidade”, afirma.

Consulta Popular 2025/2026 – Reconstrução RS

A Consulta Popular 2025/2026 oferece uma oportunidade para que os cidadãos participem ativamente da reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos que impactaram o Estado. A população poderá apresentar propostas voltadas ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais desses desastres.

A metodologia da Consulta Popular busca garantir que a reconstrução do Estado não seja apenas focada no reparo dos danos causados, mas que também promova um desenvolvimento mais seguro e sustentável para o futuro. Ao envolver a população na criação e escolha das propostas, a Consulta Popular se torna uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios impostos pelos desastres climáticos e construir um Rio Grande do Sul mais forte e preparado.

Cidadãos podem lançar propostas no site da Consulta Popular

Está aberto o período para o cidadão regularmente habilitado realizar seu cadastro no Portal da Consulta Popular Portal da Consulta Popular – e lançar sua proposta em forma de postagem, com a descrição da ideia de forma direta, justificando sua importância para a região do Vale do Sinos.

Além da temática de Reconstrução do RS, outras propostas podem ser postadas para atender às prioridades de cada região. São 14 áreas temáticas disponibilizadas pelo Governo do Estado RS: Agricultura; Turismo; Justiça e Direitos Humanos; Meio Ambiente; Cultura; Desenvolvimento Rural; Transportes; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Desenvolvimento Profissional; Desenvolvimento Social; Habitação; e Desenvolvimento Urbano. As propostas deferidas serão divulgadas no portal da Consulta Popular e integrarão o Caderno de Demandas Elegíveis de cada região. O período das postagens segue até 10 de agosto.

Saiba mais

O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visam promover o desenvolvimento local e regional harmônico e sustentável, bem como a melhoria da eficiência na aplicação dos recursos públicos e nas ações dos governos para a melhor qualidade de vida da população. Mais informações podem ser obtidas no site e no Facebook do Consinos.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.