Professor do curso de Medicina será painelista de seminário em São Paulo | Universidade Feevale

Professor do curso de Medicina será painelista de seminário em São Paulo

14/07/2025 - Atualizado 17h37min

Leandro Minozzo é especialista em Alzheimer e outras demências

NOMEFOTO

O geriatra Leandro Minozzo, professor do curso de Medicina da Universidade Feevale, será painelista no seminário Limitações das Políticas Públicas para Doenças Crônicas, evento que a Folha de S.Paulo realizará nesta quinta-feira, 17, em São Paulo. A proposta é fazer uma reflexão sobre o avanço, na população brasileira, de doenças de duração longa e evolução lenta, como diabetes, obesidade e Alzheimer.

Especialista em Alzheimer e outras demências, Minozzo falará, das 11h40min às 12h40min, no painel Experiências Reais como Soluções. Também participarão a presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz), Elaine Mateus, e a médica endocrinologista e chefe da Liga de Obesidade Infantil da faculdade de medicina da USP, Maria Edna de Melo. O painel vai explorar iniciativas bem-sucedidas da sociedade civil e os avanços tecnológicos no enfrentamento das doenças crônicas.

Minozzo tem participado de discussões para a materialização de políticas públicas para o enfrentamento da doença de Alzheimer no Brasil e de outros problemas por ela acarretados. De acordo com estimativas publicadas no Journal of Gerontology em 2023, a doença afetava 1,76 milhão de brasileiros com mais de 60 anos em 2019, podendo chegar a 5,5 milhões até 2050.

Frente ao envelhecimento da população brasileira e à alta prevalência de condições crônicas, o seminário se propõe a ser um espaço de articulação entre ciência, políticas públicas e participação cidadã. A abertura acontecerá às 9h, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do CEO global da farmacêutica Eli Lilly, David Ricks. Em seguida, será apresentada uma pesquisa inédita do Datafolha sobre doenças crônicas. O primeiro painel, às 10h30min, abordará a efetividade das políticas públicas. No segundo painel, Minozzo falará das conquistas e do protagonismo na criação da Lei Nacional de Alzheimer e do exemplo do Rio Grande do Sul.

Para acompanhar:

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Folha de S.Paulo no YouTube, onde também ficará disponível após o encerramento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.