
Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético realiza campanha alusiva ao Novembro Azul
Alinhada ao tema da Federação Internacional de Diabetes e Acesso aos Cuidados do Diabetes, a Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético (Arad), parceira da Feevale, realizará, no dia 22 de novembro, no Ginásio da Igreja Católica do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, a Campanha Alusiva ao Novembro Azul. A iniciativa, que contará com aferição de glicemia e pressão arterial, orientação psicológica e nutricional, acontecerá das 8h30min às 13h.
Antes, no dia 10 de novembro, das 10h às 16h, a sede da Arad estará de portas abertas para aferição de glicemia e orientação nutricional. Além disso, associação solicitou a iluminação de azul durante a semana do dia 14 de novembro em diversos locais de Novo Hamburgo: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Médicos de NH/ Sociedade de Medicina do RS e Clínica do Rim.
Também foi lançada uma campanha em forma de minidocumentário, em parceria com o Vozes do Advocacy: Lipodistrofia: o corpo que reclama. A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e alertar sobre o impacto à saúde causado pelo tratamento não adequado da doença, além de abordar o preconceito que as pessoas com a condição enfrentam.
A condição é caracterizada pela incapacidade do organismo de manter o tecido adiposo subcutâneo, o que pode levar ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, esteatose hepática, complicações renais, cardiomiopatia, hipertensão e pancreatite, além de depressão devido ao estigma causado pela alteração das feições e do corpo. O minidocumentário está em veiculação nas redes sociais das organizações e no site da campanha campanhalipodistrofia.com.br. A iniciativa tem parceria da Chiesi.
Saiba mais
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo, sendo visto, hoje, como a maior iniciativa global para a conscientização da doença. A data, 14 de novembro, foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting receberia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.