Projeto se iniciou em abril. Foto: Pyetra Guimel
Iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo
Estudantes do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação Feevale estão participando, pelo segundo ano consecutivo, do projeto Vereador Mirim, realizado pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Nesta quinta-feira, 3, das 14h às 16h, os alunos Isabella Martins Tonel, Gustavo Konzen e Luc Betoli Machado irão até o Legislativo para participarem de um treinamento para atuarem como mesários, nas eleições que ocorrerão na próxima semana.
O treinamento tem o intuito de orientá-los a dar os comandos corretos para fazer o equipamento funcionarem e fazer o cadastramento dos eleitores. No dia da eleição, que será em 8 de julho, das 8h às 16h, na Escola, alguns alunos estarão na lista de votação e outros comandarão as urnas eletrônicas como mesários.
Além disso, durante a votação nas escolas, haverá um profissional do cartório para auxiliar os estudantes, em caso de necessidade. A diplomação dos vereadores mirins deve ocorrer em agosto e a primeira sessão dos jovens está programada para outubro.
O projeto Vereador Mirim, em sua quinta edição em Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com o TRE/RS. O objetivo é aproximar os estudantes do papel desempenhado pelo Poder Legislativo Municipal e proporcionar uma compreensão mais ampla dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
Saiba mais
Os estudantes da Escola de Aplicação Feevale que concorrerão a Vereador Mirim são: Bianca Carolina Cardoso Corneli, Maitê Fontana da Silva, Miguel dos Santos da Silva, Sofia Lima da Silva, Paloma Mendieta Schneider, Luiza Tonello Mariussi, Gustavo Waikamp Azevedo, Bernardo Berger da Silva, Cecília Marques Nobre, Antônia Roza da Silva. Na Instituição, o projeto é organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e pelos professores Gabriela Martins de Vargas, Nina Gabriela Ponne Rodrigues, Fabiana Niedermeier e Isaías Ildebrand.