Universidade Feevale inicia a fabricação de protetores faciais para profissionais da saúde | Universidade Feevale

Universidade Feevale inicia a fabricação de protetores faciais para profissionais da saúde

27/03/2020 - Atualizado 06/04/2020 14h06min

Materiais estão sendo produzidos em impressoras 3D, nos laboratórios da Instituição

mascaras

A Universidade Feevale, por meio dos laboratórios dos cursos de Engenharia, Computação e Design e do Feevale Techpark, iniciou a produção de protetores faciais (face shield) de acetato para os profissionais da área da Saúde que estão trabalhando no combate à Covid-19. Os primeiros protótipos já estão prontos e serão testados nesta quinta-feira, 26, pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) e pelo Hospital Municipal Lauro Reus, de Campo Bom.

A previsão inicial é que a Universidade produza cerca de 20 equipamentos de proteção por dia, os quais serão doados a hospitais e unidades básicas de saúde da região. Os materiais estão sendo executados no Centro de Design, CETED e Oficina Tecnológica da Feevale e a fabricação é feita em impressoras 3D.

Para o reitor Cleber Prodanov, o objetivo de desenvolver esses materiais é colaborar na proteção dos profissionais da Saúde que estão atendendo e acolhendo os pacientes.

A Universidade Feevale está engajada em todas as suas áreas, para que possamos ajudar a minimizar a expansão do Coronavírus. Essa contribuição é muito importante, pois significa uma barreira física entre o vírus e a pessoa que está na linha de frente”, destaca.

Entre as empresas e instituições que já são contribuíram para a ação, estão o Avança Novo Hamburgo, Wirklich, Top Shoes Brasil, Brindes NH, Diplax Indústria de Plásticos e Brothers in Arms, além de pessoas físicas. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e a Master Equipamentos Industriais Ltda, são, ainda, parceiras na produção dos equipamentos, possibilitando a sua impressão em escala.

A Feevale aceita contribuições dos materiais necessários (abaixo) para a realização da ação. Os interessados em ajudar nessa causa podem entrar em contato pelo telefone (51) 3597 5802 ou pelo e-mail techpark@feevale.br.

Elementos utilizados na produção dos protetores faciais:

  • Filamento de PLA 1,75mm
  • Filamento de ABS 1,75mm
  • Chapa de Acetato espessura mínima 0,5mm x 1020mm x 1000mm

Confira mais fotos:
Universidade Feevale inicia a fabricação de protetores faciais para profissionais da saúde