IBEx | Universidade Feevale

Sobre o serviço

O Biotério está vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), o qual é destinado ao desenvolvimento do ensino e pesquisa científica de graduação e pós-graduação. 

A infraestrutura compreende instalações convencionais, como sala de reprodução, manutenção, isolamento e salas para experimentações, seguindo os princípios do bem-estar animal e as legislações vigentes; Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA Feevale), que está vinculada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

Pensando na produção do conhecimento e como forma de contribuir cientificamente com a sociedade o IBEx Feevale (Inovação em Biotério de Experimentação) oferece técnica e qualidade nos serviços prestados e desenvolve modelos biológicos seguindo a premissa dos 3Rs (redução, substituição [replace] e refinamento) garantindo o bem-estar animal e resultados fidedignos para pesquisa e ensino.
Banner central - IBEx Feevale

O IBEx Feevale trabalha com:

Modelos animais produzidos

O IBEx trabalha com criação convencional de:
  • Camundongo Balb/c;
  • Rato Wistar.

Serviços

  • Locação de espaços para pesquisas de empresas e instituições; 
  • Desenvolvimento metodológico para empresas; 
  • Orientação e consultoria de estudos envolvendo modelos animais; 
  • Manutenção e cuidado de animais de outras instituições pelo serviço de alojamento.

Enriquecimento Ambiental

O Enriquecimento Ambiental compreende o implemento de um ambiente agradável que permite a expressão natural do comportamento e melhoria do bem-estar animal. O uso dessa prática propícia modelos animais com significativa redução de estresse, ansiedade e frustração, eleva a habilidade cognitiva e mantém a taxa reprodutiva no período fértil.