Materiais e Tecnologia Aplicados ao Setor Couro | Universidade Feevale

Materiais e Tecnologia Aplicados ao Setor Couro

O setor coureiro é um importante segmento industrial da economia brasileira edno Vale do Sinos, onde concentra-se 40% da produção nacional. A aplicação predominante dessa produção visa o setor de calçados, sendo a cidade de Novo Hamburgo o centro das operações do mercado internacional. No município e vizinhos, situam-se mais de 90% das fábricas de máquinas, de equipamentos e insumos para calçados e curtumes do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o setor caracteriza-se pelo uso de mão de obra intensiva, pela predominância de empresas de pequeno e médio porte e por um nível relativamente baixo de inovação tecnológica, o que tem levado à necessidade de profissionais capacitados, dispostos a desenvolver tecnologias e a buscar inovações, valendo-se de avanços científicos e tecnológicos para essa transformação.

As atividades na área de materiais na Universidade Feevale tiveram seu início em 2000 e, em 2003, consolidou-se o Grupo de Pesquisa em Materiais. A partir do grupo de Materiais, em 2010 foi criado Grupo de Materiais e Tecnologia Aplicados ao setor Couro em função da possibilidade e interesse em realizar atividades de pesquisa nessa área do conhecimento. Atualmente, os pesquisadores do grupo orientam alunos de iniciação científica e pós-graduação a nível de mestrado profissional e estes últimos vinculados ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais. Também, resultante da atuação científica, acadêmica e tecnológica, os pesquisadores possuem parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, empresas e poder público e vêm obtendo financiamento de órgãos de fomento. 

Linhas de Pesquisa

Materiais e Processos na Cadeia Produtiva do Couro

Desenvolver materiais e tecnologia para aplicação na cadeia produtiva do couro

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

Otimização no processo de recurtimento de couros através de um sistema de gestão baseado no Chemical Leasing

Líder do Projeto:

PATRICE MONTEIRO DE AQUIM

Título do Projeto:

Valorização do resíduo de couro por meio da obtenção de colágeno

Líder do Projeto:

PATRICE MONTEIRO DE AQUIM

Líder do Grupo

Patrice Monteiro de Aquim

Pesquisadores

Alexandre Silva de Vargas



Bianca Mella

Fernando Dal Pont Morisso



Karine Modolon Zepon

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.