Ambiente e Sociedade | Universidade Feevale

Ambiente e Sociedade

Um dos objetivos deste grupo de pesquisa é a estruturação de um modelo para avaliar a percepção do risco do meio ambiente: uma integração do cognitivo relacionado à autopercepção; uma relação com o contexto coletivo externo; sistema sociocultural de valores; sistema político administrativo; segmento e estrutura socioeconômica. Esta dimensão vinculada à percepção de risco encaminhou o tema para as ciências sociais, creditando aos estudos a importância dos vários sentidos do termo "risco" e abrindo, assim, as possibilidades de abordagens múltiplas e complementares nas análises de percepção de risco e consequentes avaliações, incluídos na realidade da construção da chamada sociedade de risco.

Os estudos levam em consideração a apropriação da ciência pelos projetos econômicos de grande dimensão, em nome do progresso e do desenvolvimento material das sociedades. Também analisa a etapa atual da modernidade, que reflete as insuficiências e as contradições do processo histórico das revoluções industriais e suas estratégias de acumulação de riqueza, tais como a realidade dos riscos globais, compreendendo os ecológicos, os ambientais, os políticos, os econômicos e os sociais francamente associados. Enfim, a contribuição científica do grupo é buscar um modelo para avaliar a percepção do risco em áreas de vulnerabilidade socioambiental e que este sirva para o aprimoramento de tecnologias limpas e de gestão socioambiental de políticas integradas para o meio ambiente.

Linhas de Pesquisa

Percepção, Diagnóstico e Risco Ambiental

Relacionar as questões do risco no meio ambiente à realidade socioeconômica, cultural e política da Bacia do Rio do Sinos.

Líder do Grupo

João Alcione Sganderla Figueiredo
Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

Diagnóstico dos Impactos Ambientais e a Saúde no Processo de Formação da Cidade de Novo Hamburgo.

Líder do Projeto:

JOAO ALCIONE SGANDERLA FIGUEIREDO

Título do Projeto:

Violência em narrativas da literatura brasileira: do Romantismo à contemporaneidade

Líder do Projeto:

MARINES ANDREA KUNZ

Pesquisadores

André Rafael Weyermüller



Danielle Paula Martins



Fernando Rosado Spilki

Gustavo Roese Sanfelice


Haide Maria Hupffer


Margarete Fagundes Nunes

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.