24/10, quinta-feira - Câmpus I
19h - Abertura - Movimento Teatral Feevale
19h30min às 22h - Palestra: Deslocamentos: Opacidade e Indeterminação na Arte Contemporânea | Salão de Atos
Celso Favaretto - Licenciado em Filosofia (1968) pela FFCL da Universidade Católica de Campinas- PUCCAMP, onde também cursou alguns anos de Matemática (1961-64). Mestre (1978) e Doutor (1988) em Filosofia pela FFLCH da USP, área de Estética. Livre-docente (2004) pela Faculdade de Educação da USP.
Foi professor do ensino médio (1963-73), de Física e de Filosofia, em escolas públicas e privadas e professor de Filosofia no ensino superior desde 1970. Professor da Faculdade de Educação da USP, licenciatura em Filosofia (1985-2010) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Autor dos livros Tropicália, Alegoria Alegria (1979). 4.ed. Ateliê Editorial ( 2008) e A Invenção de Hélio Oiticica ( 1992). 2.ed. Edusp (2000) , de ensaios e artigos sobre arte, cultura e educação - em livros, revistas e jornais nacionais e internacionais.Foi membro fundador e coordenador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea e da revista Arte em Revista, dedicados à pesquisa, documentação e análise da produção artístico-cultural brasileira dos anos 1960-70.
25/10, sexta-feira - Câmpus I
14h – Credenciamento | Espaço Arte UM
14h15min - Mesas temáticas - apresentações de trabalhos | Salas de Aula e Salão de Atos
18h – Lançamento do E-book "Poéticas Abertas" - Documentário 15 Anos de Pinacoteca Feevale
Abertura da Exposição Karin Lambrecht | Pinacoteca e Salão de Atos
Karin Lambrech - Nasceu em 1957, em Porto Alegre, onde vive e trabalha. Participou das 18ª, 19ª e 25ª edições da Bienal de São Paulo (1985, 1987 e 2002) e da 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2005), todas no Brasil. Exposições coletivas de que participou nos últimos anos incluem: O Colecionador de Sonhos, no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto (2011); Lugares desdobrados, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (2008); Arte no Brasil 1981-2006, no Itaú Cultural, em São Paulo (2007); e Manobras Radicais, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (2006), todas no Brasil. Algumas de suas exposições individuais incluem: Cores, palavras e cruzes, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo (2012); Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (2002); Projeto Eventos Especiais, na Funarte, no Rio de Janeiro (1996); Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo (1994), todas no Brasil. Sua obra está presente nas coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Instituto Itaú Cultural, ambas em São Paulo, Brasil, entre outras.
19h - Atividade Cultural - Movimento Coral Feevale
19h30min às 22h – Conversa aberta sobre Mercado de trabalho
Ministrantes: Alice Seibel Wapler, Daniel HDR, Felipe Caldas, Leandro Selister e Maria Eduarda Vieira da Cunha | Salão de Atos
Alice Seibel - Professora e sócia fundadora do ateliê infantil Azul Anil Espaço de Arte, em Porto Alegre. Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da UFGRS, foi professora de crianças e adolescentes no Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) e fez parte do Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN) como bolsista de Iniciação Científica na Faculdade de Educação da UFGRS.
Daniel HDR - Estreou em 1995 no mercado norte-americano de HQs, na editora Image Comics, com personagens como Glory e a super-equipe The Alies. Após, Marvel Comics (como artista de especiais dos Vingadores, Homem de Ferro, Red Sonja e card games da série OverPower) e Dark Horse Comics (nesta desenvolvendo a adaptação oficial para mangá da série Digimon). Em 1996 ilustrou algumas histórias da revista baseada na franquia de Video games Megaman da Editora Magnum. Publicitário, presta serviços como ilustrador para campanhas, além de storyboards para cinema e tv, também coordenando o Dinamo Studio, criado pelo artista em 1997. Além de material ligado a propaganda, trabalhos para as empresas Editora JBC, Panini Comics, HQM Editora, Via Lettera (na compilação Mangá Tropical, com a história A Paz Pede Passagem, feita em conjunto com o escritor Fábio Yabu)5 , Escala (artigos sobre técnicas de ilustração para publicações sobre o assunto), Kanetsu Press (nas edições especiais da série Ethora) e Mythos Editora (como a mini-série Dungeon Crawlers, escrita por Marcelo Cassaro, desenhada por HDR, e com cores de Ricardio Riamonde), Panini Comics (capas para Zorro: Fugitivos) 6 também contaram com o trabalho do artista.
Em abril de 2010, Daniel se tornou desenhista oficial da revista X-Men Forever, escrita por Chris Claremont, também, passou a desenhar para a DC Comics os títulos Legião dos Super-Heróis, Mulher Maravilha e R.E.B.E.L.S. Em 2011, Daniel HDR e o Dínamo participaram do álbum "Retro City - Almanaque 1939" publicado pela HQM Editora, o álbum é uma homenagem aos super-heróis da Era de Ouro dos Quadrinhos.
Felipe Caldas - É artista visual, mestrando em Artes Visuais com ênfase em História Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Instituto de Artes - UFRGS. Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Artes Visuais pela mesma universidade.
Leandro Selister - Bacharel em Fotografia pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atuou como Professor no ano de 2006. Foi criador e editor do site Artewebbrasil de 2000-2009 (www.artewebbrasil.com.br). É curador da Micro Galeria de Arte Acessível do StudioClio em Porto Alegre juntamente com Blanca Brites. Foi professor da Faculdade do Imigrante em Caxias do Sul, na disciplina Design de Superfície. Participa como convidado de juris de seleção e premiação em Salões de Arte e Fotografia. Vive e trabalha em Porto Alegre como fotógrafo e designer em escritório próprio.
Maria Eduarda Vieira da Cunha - Professora sócio-diretora do Azul Anil Espaço de Artes, Licencianda em Artes Visuais pela UFRGS. Lecionou nas escolas Estaduais Dolores Alcaráz Caldas e Padre Balduíno Rambo, bem como na escola Projeto. Participou da exposição fotográfica coletiva Panorâmica da exposição individual Azul Anil. Juntamento com a professora Alice Seibel Wapler escreveu e ilustrou o livro "Vamos fazer arte com o Azul Anil?", da Editora Mediação. Ministrou cursos de formação de professores nas escolas Despertar e Infâncias e apresentou seu artigo "A arte contemporânea na infância" no CIANTEC, congresso internacional de artes, novas tecnologias e comunicação.
26/10, sábado - Câmpus I e II
8h30min – Credenciamento nas salas
9h às 11h e 13h30min às 16h30min
Oficina - Desenho: Experiências Individuais e Coletivas | Ateliê 4 , sala 203 - Oficinas - Câmpus I
Ministrante: Teresa Poester - Artista plástica e professora de desenho do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Dedica-se ao desenho e seus desdobramentos em pintura, fotografia, vídeo e livro de artista. Formada em Artes Visuais e Educação Artística pelo IA-UFRGS, estuda pintura na Universidad Complutense e no Circulo de Bellas Artes de Madri entre 1986 e 1988, através de Bolsa do Instituto de Cooperación Iberoamericana, e é aprovada em Prueba de Conjunto- Desenho pela Universidad San Carlos de Valência. Em 1997 ingressa como professora permanente no IA-UFRGS. Vive em Paris entre 1998 e 2002 para realizar Doutorado na Université de Paris 1-Panthéon Sorbonne com a pesquisa Fronteiras da paisagem: janelas e grades que aborda seu processo criativo relacionando pintura de paisagem e abstração. Concentra- se no estudo da linha como tradução natural do gesto. Em licença do IA-UFRGS, trabalha entre 2006 e 2009 em Eragny-sur-Epte, na Normandia. Em agosto de 2009 retorna a suas atividades como professora e artista em Porto Alegre. Expõe coletivamente a partir de 1979 em diferentes países e individualmente no Brasil, Espanha, França e Bélgica.versidade Feevale.
Oficina - Experimentos Serigráficos na Cerâmica | Ateliê 2 , sala 103 - Oficinas - Câmpus I
Ministrante: Maryl Rodrigues - Ceramista, gravadora e arte-educadora. Graduada em Artes Visuais, Licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil. Em 2009, participou da produção e pesquisa do livro/ catálogo “Iconografia Sul-Rio-Grandense de Plínio Bernhardt. De 2010 a 2012, foi docente na Casa das Artes em Bento Gonçalves, com as oficinas: ”Mural Cerâmico na Técnica de 3ª queima e Serigrafia“ e ”Modelagem cerâmica e Introdução aos Esmaltes de 3ª queima”. Em 1999 foi Presidente da ACERGS- Associação dos Ceramista do Rio Grande do Sul.
Oficina - O Corpo e o Boneco | Ateliê Multiuso , sala 201 - Oficinas - Câmpus I
Ministrante: Alice Ribeiro - Graduada em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) com Pós Graduação em Poéticas Visuais/Universidade Feevale. Coordena a Cia. de Teatro Entre Linhas desde 1992. Atua no cenário teatral como atriz e produtora desde 1987. Participa de Festivais Nacionais e Internacionais de Teatro e em projetos de circulação teatral e temporadas em vários estados brasileiros. Autora de projetos contemplados com o Prêmio Myriam Muniz/Funarte/Minc.
Oficina - Fotografia Alternativa | laboratório de Fotografia, sala 106A - Prédio Amarelo - Câmpus II
Ministrante: Denis Nicola - Bacharel em Publicidade e Propaganda, PUCRS (2002). Bacharelado em Artes Visuais - ênfase em Fotografia, Instituto de Artes/UFRGS (2008) e Bacharel em Artes Visuais - ênfase em Gravura, Instituto de Artes/UFRGS (2010). Atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais, Instituto de Artes/UFRGS. É editor da revista bimestral de arte contemporânea PANORAMA CRÍTICO (www.panoramacritico.com).
Oficina - Introdução aos conceitos básicos da direção de fotografia para televisão e cinema | TV Feevale - subsolo, Prédio Amarelo - Câmpus II
Ministrante: Pablo Roque Chasseraux - Formado em comunicação social - Cinema - na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em São Paulo em 2004. Com 13 anos de experiência no mercado audiovisual, trabalhando sempre na área da direção de fotografia, inicialmente como cinegrafista e assistente de câmera e a uma década como diretor de fotografia. Foi professor de direção de fotografia para televisão e cinema nas universidades Unisinos e Ulbra. Principais trabalhos: Direção de fotografia para o longa de ficção "Simone" de juan Zapatta; Direção de fotografia para os longas musicais/documentais "origens", "mais uma canção", "Europa - Renato Borghetti" todos do diretor Rene Goya Filho, rodados em aproximadamente 30 países em 4 continentes; Direção de fotografia para aproximadamente 100 episódios para series de ficção e documentais da RBS TV RS, afiliada a Rede Globo; Direção de fotografia para Dezenas de filmes publicitários para diversas produtoras do RS, SP e RJ; Direção de fotografia para series documentais da GloboSat (Gnt, Multishow e Bizz), como "Q Marravilha!", "Vida de roqueira", "perdas e ganhos"; Direção de fotografia para inúmeros DVDs de música.acritico.com).
11h às 12h - Conversa com o artista Karin Lambrecht sobre a exposição na Pinacoteca | Salão de Atos - Câmpus I
* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.
