IV Seminário de Saúde - Ciência Forense do Rio Grande do Sul | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

O IV Simpósio de Saúde promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Feevale traz a temática Ciência Forense. O evento tem como objetivo a discussão das temáticas: Biomedicina Legal, Enfermagem Legal, Genética Legal, Medicina Legal Humana, Medicina Legal Veterinária, Odontologia Legal e Toxicologia Forense no Rio Grande do Sul. O evento também visa proporcionar a interação dos alunos e demais profissionais presentes nessa prática de atuação no mercado de trabalho, que potencialmente abrigará os acadêmicos egressos da área da saúde.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: profissionais da área, acadêmicos do ensino superior do estado do RS, secretarias dos municípios e do estado e demais interessados.


Período: 18 de junho de 2019
Horário: das 8h às 21h30min

Local: Auditório do prédio Azul - Câmpus II – Universidade Feevale
Carga Horária: 11 horas.
Certificação: certificação por participação: certificado on-line, que será enviado por e-mail, em até 10 dias úteis, após a confirmação de participação.
Inscrição: até dois dias antes do início do curso/evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.

Programação

18/06/2019

8h - Credenciamento
8h45min - Abertura do evento 
9h - 11h30min – Mesa redonda: 
• Desvendando o mundo CSI - como atuam os peritos criminais brasileiros, com Cléber Ricardo Teixeira Müller
• A inteligência forense para o combate à falsificação de medicamentos, com Maíra Kerpel dos Santos
• As Ciências Forense à luz do Código de Processo Penal, com Tiago Santos Carvalho
11h30min -12h – Momento para debates e perguntas 
12h – 13h30min - Intervalo 

13h30min – 17h – Oficinas (A programação será dividida por salas temáticas)

SALA 1 – Temática - Genética Forense
Palestra – Novos sistemas para implementação nas unidades de perícia criminal, com Clarice Sampaio Alho
Palestra – Genética forense em bovinos, equinos e caninos, com André Zoratto Gastaldo 
Palestra – Genética forense em plantas: cannabis, com Lucas de Oliveira Pereira Ribeiro

SALA 2 – Temática – Medicina Forense Veterinária
Palestra: A Medicina Veterinária Legal no contexto dos animais de companhia, com Norma Centeno Rodrigues
Palestra: Patologia forense: estudo de casos, com Eduardo Kenji Masuda
Palestra: A realidade dos maus-tratos aos animais na rotina da polícia civil, com Daniela Saul Friedrich

SALA 3 – Temática –  Odontologia Forense
Palestra: Os desafios da Odontologia Legal em investigações civis e criminais, com Mário Marques Fernandes
Palestra: A responsabilidade civil do cirurgião dentista, com Mário Eduardo Carlet
Palestra: A perícia criminal em imagens e seu potencial no processo de identificação, com Rosane Pérez Baldasso

17h – 18h30min - Coffee Break e Networking 
18h30min -  21h - Mesa redonda 
Palestra: Enfermagem Forense: competências técnicas e sua atuação interdisciplinar, com Zenaide Cavalcanti de Medeiros
Palestra: Atuação do perito criminal federal na química forense, com Carina Maria Bello de Carvalho
21h -21h30min – Momento para debates e perguntas 
21h30min - Encerramento

*programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Ministrantes

Tiago Santos Carvalho

Possui graduação em Farmácia, Biomedicina e Direito; especialização em Direito Penal e Processo Penal e em Criminalística; mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) e doutorado em Qualidade Ambiental. Atualmente é docente na Universidade Feevale em cursos de graduação, especialização e mestrado. Coordena o Posto de Criminalística de Novo Hamburgo. Ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina - 5ª Região (CRBM-5) gestão 2017-2021.

Carina Maria Bello de Carvalho

Graduação em Farmácia UFRGS (2001), mestrado (2003) e doutorado (2018) em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Possui experiência em Perícia Criminal, atuando principalmente nas áreas de Química Forense e Toxicologia, Genética Forense e Documentoscopia.

Rosane Pérez Baldasso

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Mestre em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da USP - Universidade de São Paulo. Possui pós-graduação Lato Sensu em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui pós-graduação Lato Sensu em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia - RS. Está cursando o Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da USP, área de concentração em Odontologia Legal, nível doutorado. Atua como Perita Criminal no Departamento de Criminalística - IGP / SSP RS.  

Norma Centeno Rodrigues

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFGRS (1979), mestrado em Ciências Veterinárias UFRGS (1992) e doutorado em Medicina Veterinária - Universitad de Murcia/Espanha (2004). É presidente do Instituto Brasileiro de Medicina Veterinária, coordenadora da ABMVL (Associação Brasileira da Medicina Veterinária Legal) no Rio Grande do Sul, diretora executiva da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal e presidente da Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (SOVERGS).

Clarice Sampaio Alho

Bióloga (UFRGS, Brasil); PhD Genética Molecular (UB, Spain); pós-doutorado em Genética Forense (UCF, National Center for Forensic Science, USA). Professora e Pesquisadora da PUCRS (PPG Bilogia Celular e Molecular); coordenadora do Núcleo de Pesquisa Evidências Forenses PUCRS. Líder GP-CNPq 'Alvos Genéticos e Biobancos: Pesquisa e Aplicação na Perícia Forense e no Diagnóstico'. Coordenadora BIOBANCO PUCRS. Coordenadora de Genética INCT-Forense. Coordenadora Pró Forenses PUCRS.

Daniela Saul Friedrich

Graduada em Medicina Veterinária pela ULBRA (2008), especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2011). Atualmente é médica veterinária da Clinivet Centro Médico Veterinário. Agente da Polícia Civil/RS, atua no setor de investigação com ênfase nos crimes de maus tratos contra animais na Delegacia de Polícia de Estância Velha. Perita veterinária no tribunal de justiça em comarcas do RS.

Eduardo Kenji Masuda

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Patologista na Empresa Axys Análises Diagnóstico Veterinário e Consultoria, AXYS, Brasil.

André Zoratto Gastaldo

Médico Veterinário formado pela UFRGS. Doutor em Biologia Celular e Molecular pela - PUCRS. Pós-Doutorando no Laboratório de Genética Humana e Molecular. Atua no Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias Petlab em regime de plantão. Tem experiência na área de Genética Animal e Humana - com ênfase em: identificação genética, investigação de paternidade, eletroforese capilar, análise de fragmentos de DNA, polimorfismos populacionais, hematologia e bioquímica.

Lucas de Oliveira Pereira Ribeiro

Graduado em Biomedicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular na área de Genética Forense pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Cursou um ano do curso de Forensic Science and Analysis no Institute of Tecnology of Sligo em Sligo – Irlanda.

Cléber Ricardo Teixeira Müller

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Ex-diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Criminalística. Perito Criminalístico do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul há mais de 20 anos. Perito judicial e co-autor do livro Criminalística - metodologia e procedimentos

Mário Marques Fernandes

Graduado em Odontologia pela PUCRS (1993). Especialista em Prótese Dentária, Gestão em Saúde e Odontologia Legal. Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP e doutor em Odontologia Legal pela FOUSP. Atua como professor coordenador do Curso de Especialização em Odontologia Legal da ABORS. Exerce o cargo de Odontólogo Perito em Demandas Ocupacionais e de Odontólogo Assessor Técnico em Inquéritos Civis no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (desde 1999).

Maíra Kerpel dos Santos

Graduação em Farmácia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS. Doutorado com menção de louvor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS, com período sanduíche no Departamento Forense da West Virginia University (WVU), Estados Unidos. Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mário Leandro Carlet

Graduado pela UFPEL. Especialista e mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela UFPEL. Especialista em Implantodontia pela ABO de Campinas SP. Doutor em Odontologia. Advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do corpo clínico e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Regina de Novo Hamburgo. Professor adjunto do curso de Odontologia da Universidade Feevale e professor do curso de Especialização em Odontologia Legal da ABO RS.

Zenaide Cavalcanti de Medeiros

Graduada em Enfermagem (2013). Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense – Abeforense.  Pós-graduanda em Medicina Legal e Ciências Forenses, pós-graduada em Gestão Acadêmica e Docência no Ensino Superior. Operadora BREC USAR Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Rescue Systems Training (equivalent to California state fire training), Instrutores da NASA, National Aeronautics and Space Administration, FNE - Forensic Nurse Examiner.

Investimento - Aceitamos VIsa e Mastercard

INVESTIMENTO

Alunos, acadêmicos de graduação ou pós-graduação, graduados, pós-graduados da Feevale:
2x de R$ 36,00 ou R$ 72,00 à vista.

Alunos, acadêmicos de graduação da Feevale com 55 anos ou mais:
2x de R$ 31,50 ou R$ 63,00 à vista.

Demais interessados: 
2x de R$ 45,00 ou R$ 90,00 à vista.

Obs.: os descontos não são cumulativos entre si e serão aplicados sobre o valor integral do investimento.

Empresa

Empresa

Inscrição de 2 funcionários: 5%
Inscrição de 3 funcionários: 7,5%
Inscrição de 4 ou mais funcionários: 10%

Comunidade

Demais interessados

Pessoas com idade entre 50 e 54 anos: 20%
Pessoas com 55 anos ou mais: 30%
Acadêmicos de outras instituições: 10%

Obs.: os descontos não são cumulativos entre si e serão aplicados sobre o valor integral do investimento.

Apoio

Realização

Proponente: Andréia Henzel
Promoção: Universidade Feevale –Instituto de Ciências da Saúde – Curso de Medicina Veterinária
Organização: Marketing - Núcleo de RP Eventos e Cursos 
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais