Universidade Feevale realiza congresso e seminário de engenharia Mecânica e Industrial | Universidade Feevale

Universidade Feevale realiza congresso e seminário de engenharia Mecânica e Industrial

14/10/2015 - Atualizado 15h37min
Inscrições para XV Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial Conemi 2015 e IX Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial Seemi 2015 vão até o dia 23 de outubro

Entre 27 e 29 de outubro, a Universidade Feevale promove o XV Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial Conemi 2015 e IX Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial Seemi 2015. O evento será dividido em palestras, que ocorrerão das 13h30min às 22h, em salas de aula e no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Universidade Feevale. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou no Atendimento Feevale dos câmpus I e II. Já a submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 19. 

Em um evento conjunto, aberto a acadêmicos, profissionais da engenharia e comunidade, o Conemi e o Seemi trarão à tona discussões sobre os temas atuais que demandam as engenharias Mecânica e Industrial, abordando os desafios da engenharia moderna, bem como uma crescente multidisciplinaridade e interligação entre as várias áreas. A programação pode ser conferida abaixo:
 
27 de outubro – terça-feira
- 13h30min: Apresentação de trabalhos
- 19h30min: Abertura
- 19h45min: Palestra de abertura: Os desafios da engenharia na era da inovação
- 20h30min: Palestra: Teoria construtal. Ministrante: Luiz Alberto Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 
28 de outubro – quarta-feira
- 13h30min: Apresentação de trabalhos
- 14h: Minicurso – Análise de falhas em equipamentos rotativos. Ministrante: Carlos Alberto Nóbrega Sobrinho
- 14h: Minicurso – Elementos de fixação. Ministrante: Pier Alfredo Scheffel
- 16h: Minicurso – Ferramentas de corte – Iscar do Brasil. Ministrante: Jéssica Rossana Richel
- 19h: Palestra: Sistema de manufatura do futuro: uma visão da pesquisa na Europa. Ministrante: José Antonio Barata Oliveira
- 20h30min: Palestra: Sistema embarcado para soluções industriais. Ministrante: Carlos Alberto Nóbrega Sobrinho
 
29 de outubro – quinta-feira
- 13h: Visita Técnica Stihl – São Leopoldo
- 14h: Minicurso – NR13. Ministrante: Fernando Volpatto Ramos
- 14h: Minicurso – Manutenção de elevadores. Ministrante: Marco Aurélio dos Santos Caminha Junior
- 19h: Palestra: Criatividade e inovação tecnológica. Ministrante: Sergio Yassuo Yamawaki

Sobre os ministrantes das palestras
Carlos Alberto Nóbrega Sobrinho: é professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB), e graduado em Tecnologia de Automação Industrial pela mesma Instituição. Também é mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase em Dinâmica e Controle de Sistemas, atuando principalmente na área de Controle Inteligente de Sistemas Eletromecânicos e Acionamento de Máquinas Elétricas.
 
José Barata Oliveira: é oficial da Marianha Mercante com graduação em Radiotecnia pela Escola Náutica Infante Dom Henrique, além de possuir graduação em Engenharia Eletrotécnica – computadores, ramo de Hardware pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Também é revisor de projetos da União Europeia, bem como coordenador do grupo de pesquisas Sistemas Industriais da Universidade Nova de Lisboa (Uninova), pela qual possui graduação em Engenharia Informática, mestrado em Informática, doutorado em Engenharia Eletrotécnica e professor do departamento de Engenharia Eletrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia na mesma Instituição.
 
Luiz Alberto Oliveira Rocha: é graduado em Engenharia Mecânica de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia, mestre em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), doutor em Engenharia Mecânica pela Duke University. Também possui pós-doutorado na área de Turbulência no Instituto de Pesquisas Hidráulicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Termodinâmica, Mecânica dos Fluídos e Transferência de Calor, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização geométrica, análise energética e exergética, turbulência e energias alternativas/renováveis.
 
 
Sobre os ministrantes dos minicursos
Fernando Volpatto Ramos: graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais pela Universidade Feevale. Também possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Produtividade com ênfase em Qualidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, diretor técnico da Volpatto Engenharia, desenvolvendo projetos de instalações, adequações de máquinas e equipamentos NR12, inspeções em caldeiras e vasos de pressão NR13 e consultoria em Gestão da Segurança do Trabalho em diversas empresas da região.
 
Marco Aurélio dos Santos Caminha Junior: engenheiro mecânico formado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), possuindo especialização In Company pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Também é diretor da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec/RS), conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS), coordenador adjunto da Câmera de Engenharia Industrial do CREA/RS, além de consultor e palestrante especializado em transporte vertical.
 
Pier Alfredo Scheffel: graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Feevale e mestre em Tecnologia dos Materiais e Processos Industriais pela Universidade Feevale, hoje, é professor da mesma Instituição. Além disso, é gerente do departamento de engenharia da Indústria de Máquinas ERPS Ltda. 
 
Guilherme Alfredo Kastner: é técnico de Aplicações na SKA Automação de Engenharias há 11 anos, e formado em Técnico em Eletrotécnica pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Além disso, possui certificado pela Solidworks como suporte técnico de diversos produtos como SolidWorks, Composer, Simulation e PDM Elite AE certificado pela SolidWorks.

 
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais