Universidade Feevale realiza atividade no Instituto Penal de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Universidade Feevale realiza atividade no Instituto Penal de Novo Hamburgo

16/08/2019 - Atualizado 22/08/2019 08h45min

Encontros do projeto social Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância acontecem quinzenalmente

Professora
Professora

A fim de trabalhar questões sobre saúde mental, o projeto social Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância da Universidade Feevale realiza, quinzenalmente, a atividade Cine & Debate. A prática, que ocorre nas terças-feiras, das 14h30min às 16h30min, consiste na exibição de filmes e documentários brasileiros para os internos do Instituto Penal de Novo Hamburgo, seguido por debates em grupo que visam trabalhar questões psicológicas e de cidadania.

O projeto, coordenado pela professora da Instituição Márcia Blanco Cardoso, faz parte do programa Educação e Cultura dos Direitos Humanos, que promove uma cultura de paz e tolerância, através da educação em Direitos Humanos e da inserção de diferentes grupos sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade que exerça sua cidadania. A equipe responsável pela oficina é composta pela professora do curso de Psicologia, Carmem Regina Giongo e pelas acadêmicas do curso de Psicologia, Cristiane de Souza, Bruna Moraes e Rúbia Rodrigues, além da estudante do curso de História Mayara Zang.

Para a professora, a atividade é um compartilhamento de aprendizagens.

"A oficina permite a construção de importantes reflexões sociais, políticas, culturais e de trajetórias de vida a partir do cinema. Costumamos escolher os filmes em conjunto com os participantes, assistimos e depois fazemos uma roda de conversa. Esse processo permite trabalhar a autoimagem e as relações entre os internos, construindo possibilidades de planejamento futuro. Os participantes são muito ativos nos debates e sempre trazem a importância das atividades realizadas na instituição”, afirma.