Evento destacou o papel de profissionais da área, promoveu aprendizado em Libras e proporcionou espaço de diálogo com a comunidade surda
A Universidade Feevale realizou, nesta quinta-feira, 25, o Dia Azul Feevale, um evento em alusão ao mês de visibilidade da comunidade surda. A atividade aconteceu no auditório do Prédio Azul, no Câmpus II, e reuniu estudantes, professores, intérpretes de Libras e membros da comunidade surda em uma programação repleta de conhecimento, troca de experiências e inclusão. O evento contou com a presença da pró-reitora de Ensino da Universidade, Maria Cristina Bohnenberger.
Durante a tarde, o público participou de palestras sobre o papel do tradutor/intérprete de Libras e do professor bilíngue, abordando também questões ligadas à saúde mental e física desses profissionais. A programação seguiu com um workshop de Libras, ministrado por Karine Diesel, no qual foram ensinadas noções básicas de comunicação e cumprimentos na Língua Brasileira de Sinais.
Encerrando as atividades, uma roda de conversa com a comunidade surda destacou as lutas, conquistas e desafios enfrentados pelas pessoas surdas no Brasil. O momento proporcionou um espaço de escuta ativa e reflexão, ampliando o entendimento sobre as necessidades e os direitos da comunidade.