Universidade Feevale participa da Semana Lixo Zero 2020 | Universidade Feevale

Universidade Feevale participa da Semana Lixo Zero 2020

28/10/2020 - Atualizado 10h47min

semana lixo zero

Oficina e webinar conscientizam a comunidade sobre a responsabilidade de cada um para a gestão do lixo

Entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, Novo Hamburgo se junta a mais de 100 cidades brasileiras para realizar a sua Semana Lixo Zero. A Universidade Feevale, por meio dos programas de pós-graduação e extensão na área da Qualidade Ambiental, participa do evento com duas atividades, gratuitas e abertas à comunidade, realizadas por acadêmicas. A Semana Lixo Zero 2020 é organizado por voluntárias em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, idealizador da iniciativa. Em Novo Hamburgo, conta com apoio da Feevale.

Neste ano, as ações, como lives, palestras, oficinas e webinars, entre outras, têm como tema Bons exemplos inspiram, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar que pequenos gestos podem fazer diferença no cuidado da gestão e encaminhamento de resíduos, e que os bons exemplos podem nascer das adversidades, como o que vivemos atualmente com a pandemia e já gerou grandes mudanças. As atividades serão divulgadas no perfil do Instagram do Lixo Zero Novo Hamburgo (@lixozeronovohamburgo) e no site do Coletivo Lixo Zero RS: coletivolixozerors.com.

Confira as atividades organizadas por acadêmicas da Feevale:

  • 27 de outubro, terça-feira, às 16h - Workshop Descomplicando a compostagem doméstica. Ministrantes: Jenifer Panizzon, bióloga, mestranda em Qualidade Ambiental e extensionista do programa Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos, da Universidade Feevale; e Cassiara Maísa Pech e Luciane Beatris Mentges Staudt, acadêmicas de Ciências Biológicas e extensionistas do programa Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos da Feevale. Via Google Meet: meet.google.com/kvr-jxpe-jdb
  • 30 de outubro, sexta-feira, às 20h - Webinar Poluição plástica e os impactos à fauna e saúde humana. Ministrantes: Jenifer Panizzon e Diulliane de Jesus Borba, biólogas e mestrandas em Qualidade Ambiental da Feevale. Via Google Meet: meet.google.com/ugg-xruv-pxm

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração. De acordo com o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) o Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.