Thaisa Storchi Bergmann, premiada pelo L’Oreal/Unesco For Women in Science, abre o Inovamundi | Universidade Feevale

Thaisa Storchi Bergmann, premiada pelo L’Oreal/Unesco For Women in Science, abre o Inovamundi

23/09/2021 - Atualizado 14h04min

Doutora em Física falará sobre exoplanetas e buracos negros supermassivos no dia 13 de outubro, de forma on-line

inovamundi

A doutora em Física e vencedora do Prêmio L’Oreal/Unesco For Women in Science Thaisa Storchi Bergmann (foto) fará a palestra de abertura do Inovamundi, programa de difusão do conhecimento científico e extensionista da Universidade Feevale. Com o tema Astrofísica atual e o nosso lugar no Universo: dos exoplanetas aos buracos negros supermassivos, o evento acontecerá no dia 13 de outubro, às 19h30min, de forma on-line. O link para atividade estará disponível na página do Inovamundi, no endereço www.feevale.br/inovamundi.

Conforme Thaisa Storchi Bergmann, a palestra abordará o fato de que a Astrofísica permite que os seres humanos sejam “arqueólogos do Universo”: com os novos instrumentos, no solo e no espaço, pode-se observar não só o presente – o “Universo local”, mas, também, o passado de bilhões de anos atrás, chegando até a época em que as primeiras estrelas e galáxias estavam se formando. “Discorrerei, ainda, sobre o fato de que a maioria das estrelas da Via Láctea parece ter um sistema planetário como nosso Sistema Solar, e as recentes descobertas sobre os Buracos Negros Supermassivos, que são meu tema de pesquisa e o tema do Prêmio Nobel de Física de 2020*”, explica.

A palestrante

Doutora em Física, na área de Astrofísica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Thaisa Storchi Bergmann fez pós-doutorado na Universidade de Maryland e no Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos, e estágios sênior no Rochester Institute of Technology e Harvard/Smithsonian Center for Astrophysics, também naquele país. É chefe do grupo de pesquisa em Astrofísica do Instituto de Física da UFRGS e membro da Academia Brasileira de Ciências e de The World Academy Of Sciences (TWAS). Em 2015, recebeu o Prêmio L’Oreal/Unesco For Women in Science e, em 2018, a Medalha Nacional do Mérito Científico, pelo seu trabalho no estudo dos Buracos Negros Supermassivos e sua interação com as galáxias, ainda o tema central de sua pesquisa atual. Site: www.if.ufrgs.br/~thaisa.

Sobre o Inovamundi

Inovamundi é o programa de disseminação do conhecimento científico e extensionista da Universidade Feevale que acontece de 13 a 23 de outubro, de forma on-line. O evento é composto pela Feira de Iniciação à Pesquisa, Feira de Iniciação Científica, Salão de Extensão e Seminário de Pós-Graduação. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário e na Educação Básica e terá sessões gratuitas e abertas ao público. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/inovamundi.

*Saiba mais

O Prêmio Nobel de Física de 2020 foi divido entre três pesquisadores que auxiliaram na compreensão sobre os buracos negros. Metade foi para o britânico Roger Penrose, que demonstrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros. A outra metade foi dividida entre o alemão Reinhard Genzel e a estadunidense Andrea Ghez, que descobriram um objeto extremamente denso e invisível, que só poderia ser um buraco negro supermassivo, no centro da nossa galáxia.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.