Softwares desenvolvidos na Feevale são registrados | Universidade Feevale

Softwares desenvolvidos na Feevale são registrados

03/09/2019 - Atualizado 04/09/2019 13h35min

Ação garantiu a titularidade, propriedade e segurança dos Trabalhos idealizados na Universidade

Software

Nove softwares desenvolvidos na Universidade Feevale tiveram o seu registro aceito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), do Ministério da Economia. O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) foi o responsável por legalizar os programas, idealizados por acadêmicos e docentes em projetos de pesquisa e extensão, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado da Instituição. Com a ação, os programas garantiram a titularidade de seus idealizadores, a sua propriedade e sua segurança jurídica.

Debora

Com a orientação da professora Débora Nice Ferrari Barbosa, foram desenvolvidos quatro jogos digitais, além de um programa educacional gamificado, enquanto que, sob a tutela da docente Marta Bez, os estudantes criaram um programa de análise esportiva e outros três softwares e simuladores ligados à saúde. Para a confecção desses programas, os acadêmicos utilizaram o Laboratório de Objetos e Aprendizagem (Loa) e o Centro de Tecnologias Digitais (Ceted).

Segundo Débora, os softwares possuem a sua configuração ajustada tanto para os dispositivos móveis quanto para a web. “Todos eles têm potencial de mercado e seus recursos tecnológicos são voltados para uso em atividades que envolvam processos educativos”, afirma a professora, que também destaca o papel da Instituição no processo de registro dos programas.

Tive total apoio da Universidade em todas as etapas, o que possibilitou os resultados tecnológicos de registro. Além disso, o software Rede Teia tem potencial para patente, por isso a importância do registro de software para proteger a ideia”, ressalta.

Conheça os programas registrados:

Health Simulator: simulador de casos clínicos para aprendizagem na área da saúde. O programa possibilita o armazenamento de todos os passos seguidos pelo profissional da saúde no decorrer da solução do caso, podendo rastrear as suas dificuldades, recomendando materiais extras e/ou outros casos de estudos. Plataforma Mãe Bebê: programa desenvolvido para o acompanhamento de gestantes, puérperas e bebês, desde o nascimento até um ano de idade. Através do programa é possível reunir todas as informações de forma digital, com a possibilidade de análise e extração de informações, buscando identificar tendências e soluções de problemas similares em gestantes, puérperas e bebês.

Volley Scout Pro: software para acompanhamento das jogadas realizadas durante a partida de vôlei. O treinador registra em tempo real cada jogada e pode acompanhar o desempenho dos atletas. Ao final, ele apresenta um relatório de desempenho durante a partida.

Visnode: software utilizado nas disciplinas de Processamento Digital de Imagens para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Pode ser utilizado para descoberta de conhecimento em imagens, como exames médicos por imagens e análise de qualidade em processos produtivos, entre outros.

Corrida Gramatical: é um jogo relacionado ao ambiente escolar. O objetivo é abordar conteúdos variados no contexto do ensino fundamental. O conteúdo é elaborado pelo próprio professor ou escola, podendo ser adaptado a diferentes situações e temas.

Geração Água: visa promover a temática do uso sustentável dos recursos hídricos,levando em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, mais especificamente as diretrizes voltadas para a Educação Ambiental. Esse jogo digital permite o acesso lúdico ao conhecimento e o desenvolvimento de um sujeito,considerando uma perspectiva socioambiental, da justiça ambiental, das relações comerciais equilibradas e das concepções de sustentabilidade em relação à questão ambiental. Assim, pretende-se fortalecer a disponibilidade de conhecimento e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Navegática: a proposta desse jogo digital é trabalhar disciplinas e grades escolares específicas com os jogadores. O jogo deve ser aplicado em conjunto com o conteúdo que se pretende trabalhar. Sua execução deverá depender da dinâmica proposta pelo pedagogo/educador, que deverá auxiliar o jogador no acesso ao dispositivo e dirimir quaisquer dúvidas relacionadas ao jogo digital.

Pantanal: tem como temática a fauna brasileira, em especial o Pantanal. O jogo possuiobstáculos que abrem questões que o jogador deve responder para aumentar seus pontos. A cada fase, os objetivos e questões são diferentes.

Rede Teia: funciona como uma espécie de hub de jogos digitais educacionais voltados a diversos fins. É uma rede que pode ser acessada através de webs e dispositivos móveis.