10/12/2015 - Atualizado 17h28min
A atividade, que contou com acadêmicos, professores e representantes do Grupo Arezzo, apresentou oito trabalhos
Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, aconteceu a apresentação dos oito trabalhos finais da disciplina de Planejamento e Controles da Produção I, do curso de Engenharia de Produção. A atividade, que contou com acadêmicos, professores e representantes do Grupo Arezzo, concluiu a primeira edição de uma parceria inovadora entre o Grupo Arezzo, de Campo Bom, e a Universidade Feevale, por meio da qual a empresa calçadista abriu suas portas para os acadêmicos do curso de graduação, a fim de mostrar a parte prática daquilo que aprendem em sala de aula.
Durante todo o segundo semestre de 2015, o parque fabril da Arezzo se transformou em um verdadeiro laboratório prático para os alunos da disciplina ministrada pelo professor Felipe Morais Menezes, que também é coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção. “Costumo dar autonomia para meus alunos, pois acredito que isso provoca o seu senso crítico deles. É muito difícil uma empresa abrir as portas, portanto a atividade proporcionou uma série de aprendizagens diferentes, esboçadas nos oito trabalhos vistos aqui. Diante dos resultados, ficou uma certeza: não existe certo ou errado”, explicou o professor.
Para o diretor industrial do Grupo Arezzo Cisso Klaus, os trabalhos trouxeram várias informações que às vezes acabam se perdendo na rotina. “Uma série de sugestões foram trazidas pelos estudantes e, com certeza, serão implantadas o mais rápido possível dentro do parque fabril, a partir de ideias que serão trabalhadas com o professor Felipe. Essa parceria promete ir longe, foi plantada a primeira semente e realmente estamos interessados em fazer umagrande integração entre Universidade e empresa”, finalizou o diretor do grupo.
“É legal ver que o mercado está começando a despertar para melhorias nas ações aplicadas. Infelizmente, ainda é pequena a divulgação de um espaço tão amplo como o calçadista. Para nós, engenheiros é muito bom que tenhamos espaço dentro de uma fábrica”, afirmou o acadêmico de Engenharia da Produção Ricardo Müller.
Ao final da atividade, três trabalhos foram mencionados, com melhor desenvolvimento da pesquisa: Proposta para redução de Lead Time, Proposta Balanceamento de Linha e Proposta Controle de Inventário.