
Reitor da Feevale e presidente do Consinos, José Paulo da Rosa participou da cerimônia na tarde desta segunda-feira, 8
Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 8, a apresentação do relatório final do Pacto RS 25: O Crescimento Sustentável é Agora. A cerimônia, realizada no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, teve a participação do reitor da Universidade Feevale e presidente do Conselho Regional do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), José Paulo da Rosa. O evento foi conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, e pela equipe diretiva do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, contando, ainda, com a presença de parlamentares, autoridades políticas e empresariais, além de representações da sociedade civil.
Elaborado a partir de propostas discutidas com mais de 50 mil gaúchos (entre participações presenciais e online pela plataforma digital), o relatório destaca conteúdos referentes aos quatro eixos fundamentais do Fórum Democrático em 2025: transição ecológica, sustentabilidade na indústria, comércio e serviços, sustentabilidade na agricultura e pecuária e o combate às desigualdades sociais e regionais.
“Em paralelo a esse processo, foi contratada uma consultoria para fazer o trabalho de diagnóstico da situação do RS, que é bastante preocupante. Entre outras informações, os estudos apontaram que temos baixo dinamismo econômico, redução do crescimento da população, dificuldade de retenção de talentos e uma crise ambiental que afeta diversos setores da nossa economia. Todos esses movimentos resultarão em um documento que servirá de subsídio para se pensar políticas públicas que viabilizem o crescimento de nosso estado”, alertou Pepe Vargas.
O diretor do Fórum Democrático, Ronaldo Zulke, esclareceu que as informações estarão compiladas em dois documentos. O primeiro será o relatório propriamente dito, que, em 198 páginas, discorrerá sobre a sistemática do Fórum Democrático - com seus encontros (presenciais e remotos) e instrumentos de participação popular - e sobre as proposições apresentadas. Segundo ele, o segundo documento será complementar e tratará sobre a síntese conceitual das principais orientações e recomendações. “Vale lembrar que ambos os documentos se retroalimentaram com as informações apuradas”, destacou.
A assessora técnica do Fórum, Fernanda Corezola, demonstrou os principais resultados da construção do Pacto RS 25. Ela observou que, entre as discussões temáticas (Grandes Debates e Plenárias Livres) e as territoriais (Seminários Regionais), destaca-se a interface entre ciência e sociedade. Os dados revelaram a participação de 5.480 pessoas presenciais, 455 professores pesquisadores universitários, 134 empresas privadas e 35 entidades empresariais, representando ampla diversidade de representação social. Já a plataforma digital registrou um total de 48.290 acessos de 304 municípios gaúchos.
Em sua declaração, José Paulo, falando em nome do Consinos e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), parabenizou o trabalho bem conduzido pelos Coredes e instituições na estratégia de condução dos encontros regionais para debater as diferentes temáticas do Fórum Democrático.
Fico feliz que a proposta referente ao Reconhecimento, Regulamentação e Financiamento das Universidades Comunitárias tenha sido a mais votada na temática da educação e a segunda mais votada dentro de todas as propostas que tivermos. Demonstra a importância de reconhecer a comunitária, que é uma universidade sem fins lucrativos e que conta com projetos de pesquisa e de extensão, os quais são relevantes para esse momento em que estamos no Rio Grande do Sul. Investir ne educação superior é contribuir, também, para o desenvolvimento do Estado”, afirmou José Paulo.
Resumo do Processo
Cinco Grandes Debates
- Transição Ecológica
- Sustentabilidade na Indústria, Comércio e Serviços
- Sustentabilidade na Agricultura e Pecuária
- Superação das Desigualdades Sociais e Regionais
- Cultura e Crise Climática
Seis Plenárias - Organizadas pela Sociedade Civil, Universidades e Frentes Parlamentares
- Os Desafios da Transição Ecológica
- Mulheres Negras Construindo um Caminho Sustentável
- A Cultura e as Artes como ferramentas para o desenvolvimento sustentável do RS
- Equilíbrio e Equidade, o novo mundo que precisamos não é novo
- Cooperativismo e Economia Solidária
- Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável
Nove Seminários Regionais
- Um em cada Região Funcional de Planejamento do Estado
- Parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e Universidades
- Com informações assessoria do Fórum Democrático e ALRS