Quase 500 pessoas com câncer são atendidas mensalmente pela Liga em Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Quase 500 pessoas com câncer são atendidas mensalmente pela Liga em Novo Hamburgo

27/10/2022 - Atualizado 17h02min

Dados da Liga Feminina de Combate ao Câncer do município apontam que 68,4% dos pacientes são mulheres e 31,6% homens. Parceria da Universidade Feevale com a entidade busca ampliar o trabalho junto à comunidade.

Liga

Somente em setembro deste ano foram atendidas, em Novo Hamburgo, 471 pessoas com câncer, sendo 68,4% mulheres e 31,6% homens. Os dados são da Liga Feminina de Combate ao Câncer do município, que realiza um trabalho voluntário de prevenção junto à comunidade e dá assistência a pessoas de baixa renda, portadoras da doença, que residem na cidade. São atendidos homens e mulheres a partir dos 18 anos, com qualquer tipo de câncer.

O número é preocupante, pois atinge desde jovens de 20 a 29 anos, como é o caso de câncer no aparelho reprodutor feminino, mama e linfomas, até idosos na faixa acima de 90 anos, com câncer de mama e estômago, por exemplo. A maior incidência de câncer é de mama (39,9%), no aparelho reprodutor feminino (11,5%) e na cabeça e pescoço (9,8%). Também é alto o número de câncer no intestino (9,6%), na próstata (7%) e no reto (4,2%).

Para atender as pessoas com câncer, a Liga de Novo Hamburgo conta com cinco funcionárias e uma equipe de profissionais voluntários de diversas áreas. A estrutura administrativa da entidade, que tem sede na Rua Tupi, 282, é composta por seis departamentos: Assistencial, Educacional, Marketing, Brechó, Jovem e Eventos.

A Liga fornece aos cidadãos carentes medicação para complementar o tratamento oncológico e suplementação alimentar, além de equipos, frascos e seringas para compor as sondas. Também distribui fraldas, absorventes geriátricos e material para curativos e providencia aos pacientes transporte dentro de Novo Hamburgo ou para cidades como Porto Alegre e São Leopoldo, onde fazem radioterapia. Ainda oferece atendimentos diários em diferentes áreas da saúde e promove visitas domiciliares a todo novo paciente cadastrado na entidade, ocasião em que é feito o levantamento das suas reais necessidades.

Liga

Parceria na área da saúde

Todas essas ações, no entanto, não são suficientes. Visando prestar um apoio ainda maior à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, com a qual a Universidade Feevale já possui parceria, o reitor Cleber Prodanov se reuniu com a presidente da entidade, Regina Dau, e com a voluntária Sara Metz Schmidt, que coordena a participação da Liga em campanhas de conscientização. “Queremos, a partir deste Outubro Rosa, que é marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, ampliar a nossa participação junto à Liga” – afirma Prodanov – “Esse trabalho conjunto é muito importante para a comunidade e também para os nossos estudantes, principalmente do ponto de vista clínico e social”.

A presidente da Liga, Regina Dau, lembra que o câncer é uma doença que traz impacto emocional e social não somente ao paciente, mas também aos seus familiares. “Para alcançarmos os objetivos da entidade, é fundamental o trabalho dos voluntários, que estão voltados a essa grande causa social e comunitária. Esse apoio que estamos recebendo da Universidade Feevale é fundamental para que possamos prosseguir com as nossas ações”, destaca.

O encontro na Feevale, onde foram abordadas algumas iniciativas, ainda contou com a participação da diretora de Inovação da Universidade, Daiana de Leonço Monzon; da diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Caren Mello Guimarães; da coordenadora do curso de Enfermagem, Naira Helena Ebert; e da gerente de Marketing da Instituição, Luciane Mineiro.

A Universidade Feevale já vem realizando diversas ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico de câncer. Em parceria com a secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, por exemplo, o curso de Enfermagem realizou, na semana passada, a coleta de material para exames citopatológicos de colo de útero e exames de mamas, além de consultas para funcionárias da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O curso de Estética e Cosmética também faz cortes de cabelos e promove o evento Força na Peruca para, posteriormente, fazer a doação de cabelos à Liga. Somente em julho deste ano foram repassadas mais de duas mil mechas de cabelos à entidade.

Em conjunto com a Liga, o curso de Enfermagem está realizando, neste mês, palestras em diferentes locais, como escolas e indústrias. Também estão ocorrendo, no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) da Feevale, exames citopatológicos para detectar alterações nas células do colo de útero, avaliações das mamas e orientações de promoção à saúde. No próximo mês, estudantes e professores da Universidade estarão envolvidos, juntamente com a Liga, em ações alusivas ao Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. Além disso, está previsto o atendimento de pacientes encaminhados pela Liga em diversos cursos, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Estética e Cosmética.

Liga

Casos de câncer

As 471 pessoas atendidas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, em setembro, apresentaram os seguintes tipos de câncer:

Mama: 188 Aparelho reprodutor feminino: 54 Cabeça e pescoço: 46 Intestino: 45 Próstata: 33 Reto: 20 Esôfago: 11 Pulmão:10 Linfomas: 9 Tecidos conjuntivos moles: 9 Estômago: 8 Hepático: 7 Rim: 6 Pele: 5 Cérebro: 5 Testículo: 4 Cervical: 3 Leucemia: 2 Bexiga: 2 Tireoide: 2
Peritônio: 1 Abdômen: 1

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.