Projetos elaborados na Feevale são finalistas de prêmio da área do design | Universidade Feevale

Projetos elaborados na Feevale são finalistas de prêmio da área do design

16/09/2020 - Atualizado 17h22min

Três projetos da Universidade concorrem no Brasil Design Award

Brasil

Os projetos Ornitwizy, Ajudei e Cocleos, desenvolvidos por acadêmicos e egressos do curso de Design da Universidade Feevale, foram selecionados para o shortlist do Brasil Design Award. Eles estão concorrendo na categoria Design de Impacto Positivo - Estudante, no evento organizado pela Associação de Empresas de Design (Abedesign), que, pela primeira vez, possibilita a participação de estudantes, a partir de trabalhos que desenvolvam soluções benéficas para a sociedade. O concurso terá seus vencedores divulgados entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.

De acordo com o professor Marshal Becon Lauzer, coordenador do curso de Design da Feevale, o sentimento é de felicidade pelo reconhecimento de profissionais renomados no setor, que são os jurados do concurso e que atestam o nível de relevância dos estudantes e graduados formados pela Instituição.

Apesar de apostarmos nos projetos, o grau de concorrência é muito grande. Isso só amplifica o resultado, que já é uma vitória, com os três trabalhos selecionados para a etapa final de um dos principais prêmios do país”, destaca. "Entendemos o design como ferramenta de inclusão e sempre tivemos essa visão de transformar a sociedade de forma geral, mas também as minorias ou as comunidades desassistidas, que necessitam de um olhar mais dedicado. Tenho certeza que isso também colabora para a aceitação dos nossos projetos e o destaque que temos obtido ultimamente, como quando fomos reconhecidos como universidade do ano, na última edição do Prêmio Bornancini, outro evento importante na área”, complementa.

Os projetos

O Ornitwizy é um carro elétrico, baseado no animal ornitorrinco, que venceu o concurso mundial Renault Experencie em 2019. Desenvolvido pelos acadêmicos Felipe Machado e Nickolas Augusto Both, além de colegas de outras áreas, é um veículo voltado para pessoas com dificuldades motoras, que utiliza apenas energia elétrica como forma de transporte automóvel.

Constituído a partir do conceito de welfare state (estado do bem-estar social), o Ajudei é um aplicativo voltado para ações sociais. Criado pelos estudantes Jacson dos Santos França, Henrique da Rocha Stumpf e Yule Dorneles de Almeida, o app auxilia na diminuição dos níveis de ansiedade, tendo com base um modelo de gamificação, no qual os beneficiários não competem entre si e têm benefícios individuais e coletivos ao incentivar os indivíduos na busca por ajuda. Além disso, procura unir grandes marcas com o cenário social, por meio de ações que podem transformar a vida das pessoas e beneficiar as comunidades continuamente.

Desenvolvido para deficientes auditivos, o Cocleos tem como objetivo garantir mais autonomia para esse público em suas atividades na cozinha. Idealizado por Felipe Machado, Eduardo Braun e Roberta Klein, o projeto é um aplicativo em que o usuário recebe notificações de um dispositivo acoplado em utensílios domésticos. Esse dispositivo possui sensores de temperatura, vazão e pressão, emitindo sinais para o celular do usuário. Se ele estiver acoplado em uma chaleira, o usuário poderá ser notificado quando a água estiver fervendo. Caso o dispositivo seja utilizado em uma torneira, ele avisará caso a mesma fique aberta.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.