Atividade ocorrerá nos dias 3 e 24 de maio e visa proteger os animais da comunidade indígena contra doenças
A Universidade Feevale, por meio dos projetos de extensão Feevale Pet e Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento, realizará nos dias 3 e 24 de maio de 2025, a partir das 9h, uma ação de vacinação, vermifugação e microchipagem de cães na comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada na Estrada do Quilombo – Feitoria Seller, em São Leopoldo. A iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar dos animais da comunidade, além de prevenir zoonoses — doenças transmissíveis entre animais e humanos.
A ação acontecerá em frente à escola da aldeia, onde será montado o ponto de atendimento veterinário. Neste momento, a ação contempla apenas cães de moradores da aldeia. Os animais receberão a primeira e a segunda dose da vacina polivalente, além da aplicação de vermífugo.
Antes da vacinação, os voluntários do Projeto Feevale Pet realizarão exames físicos nos cães, a fim de avaliar suas condições de saúde e segurança para receber os imunizantes. Em seguida, será realizada a microchipagem dos animais, com cadastro no sistema PetLink, possibilitando a identificação individual de cada cão. Além dos cuidados com a saúde dos animais, os responsáveis receberão orientações sobre posse responsável, reforçando a importância do cuidado contínuo e do vínculo afetivo com os pets.