Universidade reduziu as emissões dos gases do efeito estufa em mais de 300 toneladas de dióxido de carbono
A Mercatto Energia, empresa que comercializa e faz a gestão de energia, conferiu à Universidade Feevale a Certificação de Uso de Energia Renovável. Essa distinção materializa o papel protagonista da Instituição na redução da emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para a transformação da matriz energética do país e do mundo.
Em 2024, a Feevale reduziu as emissões dos gases do efeito estufa em 338,020 tCO2 (toneladas de dióxido de carbono). Esse número equivale ao plantio de 2.413 árvores e à queima de 159.253,450 litros de gasolina pura. A medida é utilizada para expressar a quantidade de dióxido de carbono emitida ou absorvida, que é um dos principais gases de efeito estufa.
“Receber a Certificação de Uso de Energia Renovável é motivo de orgulho, pois reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e com a redução das emissões de gases do efeito estufa, em total alinhamento com os princípios e valores que norteiam a Universidade Feevale. Esse reconhecimento reforça nosso papel na construção de um futuro mais responsável, ético e ambientalmente consciente”, afirma o superintendente executivo da Instituição, Roberto Sarquis Berte.
Segundo a gerente de Operações da Feevale, Andressa Terra, a Universidade participa, há mais de uma década, do mercado livre de energia, o que possibilita realizar a compra de energia diretamente de fontes geradoras renováveis. “Isso reforça o compromisso da Instituição com as questões de sustentabilidade e com as discussões globais para combater as mudanças climáticas, buscando a mitigação de seus impactos”, destaca.
Saiba mais
Para a contabilização dos resultados, a Mercatto se baseou no GHG Protocol, iniciativa para a padronização global das emissões de gases de efeito estufa. A metodologia permite que as organizações meçam, quantifiquem e relatem seus próprios níveis de emissão, fazendo que as emissões globais sejam gerenciáveis. Os protocolos também atendem ao padrão ISSO 14064 e à metodologia de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
O objetivo da disseminação da metodologia de cálculo e reporte do GHG Protocol é melhorar a capacidade técnica e institucional das empresas para gerir as emissões de gases do efeito estufa. Essa é uma das principais ferramentas para identificar e calcular as emissões desses gases e apoiar sua gestão, sendo utilizado pelas maiores empresas do mundo.