Projeto social realiza acompanhamento gratuito de pacientes com obesidade | Universidade Feevale

Projeto social realiza acompanhamento gratuito de pacientes com obesidade

29/03/2022 - Atualizado 11h14min

Com a proximidade do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, Feevale destaca importância da iniciativa

Times

Com o objetivo de desenvolver e promover ações educativas, reabilitar e acompanhar o estado de saúde de pacientes com obesidade, a Universidade Feevale promove o projeto Transforme-se, Inove-se, Movimente-se e Eduque-se para a Saúde (Times). Com a proximidade do Dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março), a Instituição destaca a importância da iniciativa, que já atendeu mais de 30 pacientes desde o ano passado e busca melhorar a saúde, qualidade de vida e inclusão social.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2019, a proporção de pessoas com obesidade, na população com 20 anos de idade ou mais teve um relevante aumento no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%. Ainda segundo o estudo, dados mostram que uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais estava com obesidade no Brasil, o que equivale a 41 milhões de pessoas. A obesidade integra o grupo de doenças crônicas não transmissíveis e é atualmente um dos maiores desafios para a saúde pública, por ser considerada uma doença crônica, complexa, de etiologia multifatorial e caráter epidêmico.

O projeto Times atende adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30kg/m², de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que não atendem aos critérios para cirurgia bariátrica, provenientes, principalmente, da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da região do Vale do Sinos. Além desse grupo, crianças e adolescentes, com e sem obesidade, com vínculo familiar com os participantes do projeto, podem participar das consultas. Os atendimentos, acompanhamentos e intervenções ocorrem nas áreas de Medicina, Nutrição e Educação Física.

De acordo com a professora líder do projeto, Eliane Fátima Manfio, a obesidade é uma doença grave e precisa ser reconhecida pelo paciente, família e comunidade. O controle depende da mudança nos hábitos diários, prática de atividades e exercícios físicos regularmente e alimentação saudável, o que demonstra a importância de ações educativas em saúde de forma integral.

A iniciativa do Times contribuiu para fortalecer e potencializar as ações relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção da obesidade, através de abordagens inter e transdisciplinares, que englobam o âmbito familiar e a comunidade”, destaca.

Caroline Sica, docente do curso de Nutrição, afirma que o cuidado integral do indivíduo com obesidade é de extrema importância, visto que é uma patologia multifatorial.

O atendimento interdisciplinar fortalece o vínculo e o cuidado do paciente, em que, com a reeducação alimentar, conseguimos orientar, nortear e facilitar o processo de emagrecimento, além de incentivar o autocuidado, a mudança de estilo de vida e os benefícios que terá para sua saúde”, explica.

A docente ainda destaca o papel fundamental da nutrição no Times, pois a alimentação saudável é trabalhada no projeto de acordo com a realidade do paciente, respeitando sua individualidade e particularidade, sempre incentivando o aumento dos alimentos in natura e minimamente processados.

Os participantes podem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e Secretarias de Saúde dos municípios do Vale do Sinos e recebem o primeiro atendimento no Centro Integrado de Especialidades (CIES) da Instituição (Rua Rubem Berta, 200, Vila Nova, Novo Hamburgo). Os interessados em participar do projeto social podem obter informações sobre os atendimentos pelo e-mail projetotimes@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.