Morre importante incentivador da criação da Aspeur-Feevale | Universidade Feevale

Morre importante incentivador da criação da Aspeur-Feevale

28/03/2022 - Atualizado 14h42min

Professor Kurt Günther Hugo Schmeling foi docente e primeiro ouvidor da Instituição

Kurt

Morreu neste domingo, 27, aos 98 anos de idade, o professor Kurt Günther Hugo Schmeling, um dos incentivadores da criação da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale. Docente e primeiro ouvidor da Instituição, também foi um dos fundadores do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e importante liderança na educação do Vale do Sinos, tendo atuado como diretor da Fundação Evangélica de Novo Hamburgo por duas décadas.

Kurt integrou, em 1969, a Comissão de Estudos Pró-Universidade de Novo Hamburgo, grande passo para o surgimento do ensino superior na cidade. Instituída por decreto pelo então prefeito Alceu Mosmann, a comissão tinha como objetivo elaborar e aprovar o anteprojeto de estatuto da mantenedora da Instituição, preparar uma campanha em todo o Vale do Sinos e outros municípios interessados e sugerir à Administração Municipal a melhor solução encontrada.

Em depoimento às professoras Claudia Schemes e Cristina Ennes da Silva, autoras do livro Aspeur - Uma trajetória comunitária: memória de seus colaboradores, publicado pela Editora Feevale em 2003, Kurt falou sobre a sua participação na comissão: “Foi um desafio fascinante, uma tarefa que merecida todo o empenho. Lembro-me que uma das nossas grandes preocupações foi a qualidade do ensino nessa instituição a ser criada. Entre aqueles que se preocupavam em dar ao projeto acentuado cunho humanístico, recordo de Gastão José Spohr (dá nome à Biblioteca localizada no Câmpus I da Feevale)”.

A Aspeur e a Feevale lamentaram o falecimento do professor. “Neste domingo perdemos o professor Kurt Günther Hugo Schmeling. Além de ter feito parte de uma das comissões fundadoras da Aspeur/Feevale, foi docente por muitos anos nesta instituição e, também, o primeiro ouvidor da nossa universidade. Mais que a lembrança da sua trajetória, fica aqui o reconhecimento a este importante membro da nossa história”, afirmaram.

O velório está sendo realizado na Capela da Casa Matriz de Diaconisas (Rua Wilhelm Rotermund, 395, Morro do Espelho, São Leopoldo) até as 16h desta segunda-feira, 28. Logo após, acontecerá a cerimônia de cremação.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.