Projeto social gera reflexões sobre a população em situação de rua | Universidade Feevale

Projeto social gera reflexões sobre a população em situação de rua

14/11/2018 - Atualizado 11h04min

O I Seminário sobre População em Situação de Rua – Olha pra Rua –, promovido pelo Projeto Social da Rua Para-Noia da Universidade Feevale, lotou o auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Instituição, na última quarta-feira, dia 7 de novembro. Dividido em três mesas-redondas, o seminário gerou um debate sobre a saúde integral, cidadania, direitos civis e políticas públicas, além de problematizar as situações de discriminação e invisibilidade da população em situação em rua. Também houve uma interação entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com essa população.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Antônio Ricardo Dias Fagan, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, demais autoridades, professores e alunos da instituição, além da população em situação de rua. Conforme explica a coordenadora do projeto social da Rua Para-Noia, Carmem Regina Giongo o seminário foi um marco para o projeto. “ A riqueza do debate, da diversidade das entidades presentes e a participação ativa da população em situação de rua fez toda a diferença”, ressaltou.

O palestrante da última mesa, Mateus Baldissera, psicólogo especialista em Saúde da Família, mestrando em Psicanálise e atuante na especialização de abordagem de rua, destacou o fato de o seminário ter oferecido a possibilidade de fala para a população em situação de rua, no sentido de dar o testemunho de suas vidas . “Penso que o momento foi muito potente, é valioso que a Universidade possa se lançar para além de seus muros para cumprir sua função social”, afirmou. Já a estudante de Publicidade e Propaganda da Feevale, Clarissa Collato, destaca a experiência que adquiriu ao participar do seminário, além de ter compreendido muito mais sobre a população em situação de rua. “Como estudante de comunicação, vi que é muito importante discutirmos sobre essa temática, que pouco é exposta pela mídia atual. O fato de a Instituição promover um seminário e ter um projeto voltado para essa população é de suma importância”, disse.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.