Projeto Se Joga! da Escola de Aplicação amplia o olhar dos estudantes sobre seus projetos de vida | Universidade Feevale

Projeto Se Joga! da Escola de Aplicação amplia o olhar dos estudantes sobre seus projetos de vida

14/10/2021 - Atualizado 15/10/2021 10h15min

Escola no Hub

Jovens do Ensino Médio contam com metodologia que expande as suas possibilidades de escolhas e promove reflexão acerca do futuro

A finalização do Ensino Médio, geralmente, é um período de muitas dúvidas diante das várias oportunidades e possibilidades de escolha que se apresentam. A Base Nacional Comum Curricular, referência obrigatória no país para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas na Educação Básica, afirma que a escola deve estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida, respondendo à diversidade das expectativas dos jovens.

Neste sentido, um projeto da Escola de Aplicação Feevale, realizado de forma transdisciplinar, está trabalhando com os estudantes do último ano do Ensino Médio este momento tão especial nas suas vidas. O Se Joga! - Construindo Possibilidades, é um projeto de orientação profissional que proporciona, aos estudantes, diferentes propostas e vivências com o objetivo de apresentar as diversas possibilidades que uma instituição de ensino superior como a Universidade Feevale oferece e ampliar escolhas para a nova etapa de vida após a conclusão da Educação Básica.

Desde o final de setembro, os estudantes da Escola de Aplicação participam de visitas a laboratórios, conversas com coordenadores de cursos de graduação, bate-papos com estudantes, intercambistas, empreendedores e bolsistas de projetos sociais e de pesquisa, a fim de apresentar todo o leque de opções do futuro caminho acadêmico.

Assim, os estudantes finalizam suas jornadas no Ensino Médio e fazem escolhas mais assertivas na universidade e no mercado de trabalho”, explica a diretora da Escola de Aplicação, Janine Vieira.

Nesta quinta-feira, 14, por exemplo, aconteceu a vivência Trilha do Empreendedor, uma visita ao Hub One de Criatividade e Inovação, unidade do Feevale Techpark em Novo Hamburgo. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer o espaço de inovação, conversar com os empreendedores e ficar por dentro das possibilidades que os alunos de graduação da Feevale possuem quando querem iniciar um projeto de negócio. O estudante da Escola Rafael Enzo Canabarro de Oliveira, 17 anos, acredita que a Universidade proporciona um conhecimento amplo sobre as profissões do futuro e que isso, de certa forma, sai do padrão de outras escolas.

Hoje, por exemplo, tivemos uma noção sobre o que são startups e pudemos ver que, aqui, temos oportunidades de emprego. Então, acho que esse foi o maior aprendizado: saber que existem muitas profissões que nem imaginávamos”, afirmou Rafael.

A coordenadora Pedagógica da Escola de Aplicação, Alessandra Strauss Niederauer, acredita que o projeto Se Joga! proporciona muitas reflexões sobre a vida e o futuro aos jovens. “É uma oportunidade em que eles podem falar livremente de suas ansiedades e incertezas, e na qual podemos apresentar, para eles, as possibilidades da próxima etapa das suas vidas, a partir de um projeto totalmente integrado na metodologia da Escola e que conversa com as mais diversas disciplinas”, afirma.

Confira todo o escopo do projeto:

  • Trilha do Empreendedor: os estudantes fizeram uma visita ao Hub One de Criatividade e Inovação, unidade de Novo Hamburgo do Feevale Techpark, quando conheceram as startups e projetos ali incubados e entenderam como, a partir da graduação, se transforma uma ideia em negócio.
  • Encontros com a equipe da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale para apresentar as parcerias internacionais da Universidade e as possibilidades de intercâmbio disponíveis aos graduados.
  • Bate-papos com equipes responsáveis pelos projetos esportivos, de extensão e de iniciação científica da Universidade. Os estudantes de graduação podem se dedicar às Equipes Universitárias e representar a Instituição em eventos esportivos em todo o país; integrar os projetos sociais e desenvolver desde a graduação trabalhos inseridos na comunidade; ou participar em projetos de pesquisa na Iniciação Científica Feevale. Todas essas atividades concedem bolsas aos estudantes.
  • Fórum de Orientação Profissional e Projeto de Vida: os estudantes conhecem os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, o perfil do egresso, o mercado de trabalho de cada um, as carreiras que podem ser seguidas e têm encontros e bate-papos com os coordenadores.
  • Por fim, em parceria com o curso de Psicologia e o Centro Integrado de Psicologia, serão realizados encontros para debater temas como o autoconhecimento e a ansiedade no momento das escolhas. Além disso, será disponibilizada uma avaliação de orientação profissional aos estudantes, orientações para a construção do currículo e como enfrentar as primeiras entrevistas de emprego.

O projeto segue ao longo de outubro e novembro e finalizará, para aqueles que assim escolherem, com um vestibular agendado na Universidade Feevale e com o evento Pré-Calourada Feevale.

Confira fotos da visita ao Hub One em Novo Hamburgo:

Visita dos alunos da Escola de Aplicação ao Hub One

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.