Projeto promove atividades físicas ao ar livre para pessoas com e sem deficiência visual | Universidade Feevale

Projeto promove atividades físicas ao ar livre para pessoas com e sem deficiência visual

05/04/2023 - Atualizado 13h11min

Visão Especial conta com diversos parceiros voluntários, entre os quais, acadêmicos e professor da Universidade Feevale

parcão

Na foto, reitor da Feevale entre acadêmicos de Medicina, voluntários do projeto, e professoras da Universidade

Uma iniciativa criada com o objetivo de promover um tipo de atividade que para pessoas sem deficiência é muito simples: exercícios de caminhada ou corrida ao ar livre. Trata-se do projeto Visão Especial que, uma vez por semana, promove encontros no Parque Henrique Luis Roessler (Parcão), em Novo Hamburgo, em que pessoas cegas ou com deficiências visuais participam de caminhadas em grupos. A ação é coordenada pelos cegos Júlio Rodrigues e Lucimara Azambuja e conta com o apoio de Adriana Gusmão e Fernanda Franceschetti e de acadêmicos voluntários do curso de Medicina da Universidade Feevale, orientados pelo professor Jairo Alberto Dussán-Sarria.

O Visão Especial se iniciou em outubro de 2022 e conta com projetos que acontecem simultaneamente e dos quais todos os envolvidos se beneficiam, como por exemplo: caminhadas em grupos, orientação de atividades de vida diária e reuniões para troca de conhecimento. As caminhadas em grupos acontecem todos os sábados no Parcão, a partir das 8h30min. O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, já participou de uma das atividades e conta que é uma iniciativa muito importante para dar visibilidade a uma necessidade desse público.

Conforme Lucimara, o Visão Especial nasceu com o objetivo de sanar uma necessidade que um cego tem: fazer um exercício de caminhada ao ar livre. “Agora, com o passar do tempo, com a magnífica troca de experiência entre seus participantes, o projeto se estendeu para todos, inclusive pessoas em cadeira de rodas, idosos e aqueles que, por recomendação médica, necessitam fazer caminhadas e não têm vontade de realizar essa atividade sozinhos”, explica, salientando que, para participar das atividades, principalmente as caminhadas em duplas durante a semana ou em grupo aos sábados, as pessoas não precisam ter uma deficiência.

De acordo com o professor do curso de Medicina da Universidade Feevale, Dussán-Sarria, o Visão Especial veio ao encontro de outro projeto desenvolvido no Instituto de Neuromodulação e Reabilitação Avançada (Inerva), do qual é sócio-fundador: o Walk Together, que incentiva os pacientes na prática de atividades físicas. “Tivemos a sorte de nos encontrarmos e propusemos juntar as duas ações, a fim de termos mais guias e guiados. Dessa forma, todos os sábados, reunimos pessoas que têm o desejo de fazer alguma atividade física (pacientes, amigos, colaboradores), e facilitamos educadores físicos e fisioterapeutas que orientam alongamentos e, após, realizam as caminhadas em grupo”, explica.

O professor conta que, dentro do Inerva, acontecem grupos de estudo e pesquisa com foco na neuromodulação cerebral não invasiva, sendo a maioria dos participantes estudantes da Medicina da Feevale. Esse grupo, formado por 18 alunos, está tendo relevante participação nas atividades do Visão Especial – além de atuarem como guias, os acadêmicos verificam a pressão arterial antes da atividade física, para auxiliar com mais um parâmetro de saúde, dando segurança durante o exercício. “Além de ser uma atividade gratificante, que promove a saúde física e espiritual, é um momento divertido que permite exercer a vocação de serviço à comunidade. Estamos muito felizes por proporcionar tanto crescimento por meio de uma ação que é voluntária”, completa Dussán-Sarria.

Como participar

A programação das atividades é divulgada no site www.visaoespecial.com e no Instagram @bomexemplo. São parceiros do projeto: Caderno Bom Exemplo, GConectta, Inerva, Studio e Galeria AB e Sociedade Ginástica NH.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.