Projeto Pró-Fábrica entrega mais de 400 de pares de calçados à Fábrica da Cidadania | Universidade Feevale

Projeto Pró-Fábrica entrega mais de 400 de pares de calçados à Fábrica da Cidadania

09/08/2018 - Atualizado 17h45min
Ato contou com a presença da prefeita e do reitor
Ato contou com a presença da prefeita e do reitor

Sapatos foram consertados por voluntários e bolsistas durante as oficinas de colagem e reparo em calçados

Nesta quinta-feira, 9 de agosto, o projeto social da Universidade Feevale, Pró-fábrica – Sapateiros do Bem, realizou a entrega de mais de 400 de pares de calçados à Fábrica da Cidadania, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Os sapatos, masculinos e femininos de uso adulto e infantil, foram consertados por voluntários e bolsistas durante as oficinas de colagem e reparo em calçados, ocorridas neste ano. Agora, eles serão levados à Loja da Fábrica da Cidadania (localizada no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo) e distribuídos a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os sapatos destinados para conserto são coletados internamente pela Instituição e, também, partem de doações feitas pela comunidade e empresas do ramo calçadista. 

No ato, estiveram presentes o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; o coordenador do projeto, Roberto Affonso Schilling;  o coordenador da Fábrica, José Márcio Pereira; bem como o secretário de Desenvolvimento Social da cidade, Roberto Daniel Bota. “Parabéns aos integrantes do projeto e professores que estão à frente deste trabalho. Esse é mais um benefício da Feevale à comunidade, ratificando a importância do seu papel social. Com certeza, isso prova o quão importante é o trabalho da Instituição em conjunto com a comunidade, poder público e empresas da região”, destacou Prodanov.

Para a prefeita Fátima, o projeto tem extrema importância na formação de empreendedores para a região. “Esse ambiente me faz reviver uma época importante da minha vida, e de muitos da nossa região: a vivência com a mão de obra calçadista. Acredito que, daqui, sairão pessoas cada vez mais capazes de empreender e gerar emprego. E, lá na frente, todos colherão frutos do ótimo trabalho executado pela Feevale”, destacou. 

“Chegamos a um momento ideal do nosso projeto, tanto de trabalho executado, quanto de divulgação e repercussão da nossa proposta como um todo. Muitas pessoas têm vindo ao nosso encontro, dada a satisfação que é aperfeiçoar o conhecimento, deixar sapatos em boas condições e entregá-los a quem realmente precisa. Neste módulo, participaram, ao todo, 19 pessoas, sendo cinco estudantes e 14 pessoas da comunidade. Assim, os participantes têm percebido o quão importante é o descarte consciente do lixo. Então, acredito que seja um ciclo que se fecha, embora o trabalho seja lento, cada vez mais conscientizamos as pessoas por meio de um trabalho que aborda os aspectos social e ambiental”, frisa Schilling.  

 “A ajuda que a Instituição nos oferece, por meio do projeto, é de extrema importância, pois esses calçados chegarão a várias pessoas que, por diversas questões, não têm condições de adquirir sapatos novos. Sabemos que o sapato é caro, e o produto consertado no projeto tem qualidade”, explicou Pereira. 

“Em nome dos outros participantes do projeto, reitero: somos muito gratos à Feevale e aos professores que nos orientam. Pois, além do conhecimento que eles nos passam, eles têm um carinho muito grande por nós, e nós por eles. Isso, com certeza, influencia na forma como sairemos preparados daqui. Além disso, a gratidão maior é saber que o nosso trabalho, feito aqui no projeto, trará o sorriso ao rosto de uma família beneficiada com as futuras doações”, falou João Cidemar Barbosa, participante dos módulos.

Veja as fotos:

Doação Pró-Fábrica
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.