27/05/2014 - Atualizado 08h43min
Phytos visa orientar a população e atuantes do SUS quanto ao uso e manejo correto das plantas medicinais. Atividades são gratuitas
No dia 30 de maio acontecerá, na Farmácia-escola, no Câmpus II da Universidade Feevale, uma ação do projeto de extensão Phytos, com alunos do Ensino Médio da escola Santa Teresinha, da rede Notre Dame, de Taquara, acompanhados pela professora Adriana Linden. O enfoque será o uso medicinal e cosmético da planta babosa. O objetivo do projeto é exercitar o método científico na área das plantas medicinais, estudando a babosa: descrição da planta, propriedades medicinais e aplicação na indústria de cosméticos.
A atividade, que é gratuita, ocorrerá a partir das 14h e será orientada pela professora Simone Verza e Juliane Fleck, além de acadêmicos voluntários da Feevale. Os responsáveis irão manipular uma formulação cosmética contendo extrato glicólico de babosa.
Sobre o projeto Phytos
O projeto está em seu primeiro semestre de atuação e surgiu de uma iniciativa do projeto de extensão Atenção Farmacêutica na Comunidade, da Feevale, e pela demanda da comunidade. “O Phytos visa orientar a população e atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao uso e manejo corretos das plantas medicinais e os riscos aos quais estão expostos pelo seu uso incorreto, tornando-as aliadas na manutenção da saúde e bem-estar”, diz Bárbara Spaniol, coordenadora do projeto.
O Phytos realiza atividades de capacitação para profissionais da saúde e palestras sobre as plantas para fins medicinais e cosméticos, gratuitamente. Os próximos cursos já estão disponíveis e serão para profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Saúde.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail barbaraspaniol@feevale.br ou no telefone (51) 3586-8800, ramal 9040.