Projeto de acadêmico levou performances artísticas a Porto Alegre | Universidade Feevale

Projeto de acadêmico levou performances artísticas a Porto Alegre

15/09/2015 - Atualizado 11h12min
(In)Visual, de Tom Ferrero, aconteceu entre agosto e setembro

O estudante de Artes Visuais da Universidade Feevale Tom Ferrero desenvolveu, em Porto Alegre, um projeto acadêmico com foco na performance. O projeto (In)Visual teve o objetivo de despertar o olhar, por meio de uma ação com movimentos contínuos, envolvido em tecidos e com os olhos vendados. 

O projeto foi dividido em quatro performances, realizadas em dias, locais e horários diferentes, que ocorreram de 13 de agosto a 5 de setembro nos determinados pontos públicos: 
1ª Performance no espaço da Casa de Cultura do Mario Quintana (13 de agosto)
2ª Performance na Praça da Alfandega (22 de agosto)
3ª Performance na Praça Marechal Deodoro e Viaduto da Borges (29 de agosto)
4º Performance na Usina do Gasômetro (5 de setembro)

Sobre o projeto (In)Visual
Organização e realização: Tom Ferrero
Fotografia, filmagem, edição e apoio: Andreza Cabral, Aline Reis, CJ Bonroy e Priscila Moreira
Performer: Tom Ferrero

“Na realização das performances do projeto (In)Visual, absorvi determinadas impressões destes espaços. Sentir com o toque os volumes arquitetônicos, ouvir o som das vozes que preenchiam o ambiente, visualizar as cores que estavam a compor a imagem que me envolvia. Foi um mergulho de corpo e alma neste organismo complexo chamado cidade, permear cada estrutura, vibrações que me impregnavam e tomavam conta de meu corpo. Corpo e espaço compartilhando vivencias de sentimentos entrelaçados.

Movido por essas sensações, meu corpo se desloca de um ponto ao outro neste espaço. Através de movimentos contínuos permeio a construção que me envolve, como em uma dança a dois, eu danço com o espaço, fazendo um convite aos demais indivíduos que estão presentes a vivenciarem também deste momento. Contemplarem o espaço, provocar o olhar, atrair os indivíduos para se relacionarem com seu espaço em torno. Criar um momento sublime entre corpo e habitat, a cidade.”
Tom Ferrero

Sobre o artista: nasceu em Campo Bom (RS), em 1989. Artista graduando na Universidade Feevale no curso de Artes Visuais – Bacharelado. Pesquisa e projeta seus trabalhos a partir da performance como suporte de desdobramento na arte contemporânea, trazendo uma reflexão poética para assuntos relacionados ao corpo, tempo e espaço no processo de transformação da essência humana.

Veja fotos do projeto

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.