Danielle Paula Martins atuará na construção de estratégias para a recuperação e preparação do estado frente aos desafios climáticos
A professora Danielle Paula Martins, da Universidade Feevale, foi nomeada para integrar o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande, instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A designação, publicada em ato oficial do Executivo estadual, reconhece a expertise da docente na área de gestão de riscos e desastres, e reforça o papel da academia na construção de soluções para os desafios climáticos enfrentados pelo estado.
Danielle é líder do Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS), vinculado à Feevale, que desenvolve pesquisas e ações de extensão voltadas à redução de riscos socioambientais. Com a nomeação, ela passa a integrar um grupo de cientistas e especialistas que contribuirão com recomendações técnicas e científicas para o fortalecimento da resiliência do Rio Grande do Sul frente às mudanças climáticas.
Para Danielle, a participação no comitê representa uma oportunidade de ampliar o impacto social da Universidade. “É uma excelente oportunidade para contribuir com a recuperação e resiliência do Estado do Rio Grande do Sul, com outros cientistas e pesquisadores que atuam nesta área, além de poder dar visibilidade às contribuições científicas e de extensão da Feevale que atua neste campo há algum tempo. Espero poder contribuir especialmente no campo da educação para a redução de riscos de desastres, demonstrando a importância para a preparação de uma sociedade mais autônoma e menos vulnerável quando dos novos desafios climáticos e ambientais”, afirma.
O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática é uma das ações estratégicas do Plano Rio Grande, que visa estruturar políticas públicas e ações integradas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, com foco na reconstrução, prevenção e mitigação de desastres.