Obra de Carmem Giongo aborda temas como enchentes, seca histórica na Amazônia, rompimentos de barragens e danos socioambientais
A professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale, Carmem Regina Giongo, lançará o livro Barragens, Injustiça e Sofrimento Social no Brasil. A obra aborda enchentes devastadoras no Sul do país, a seca histórica na Amazônia, rompimentos de barragens de minérios e danos socioambientais provocados pela implantação de grandes empreendimentos que desafiam as políticas públicas e a ciência. O livro terá uma sessão de autógrafos no dia 3 de novembro, às 18h, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
A obra problematiza a banalização da injustiça e do sofrimento social e ambiental e é fruto de pesquisas de campo realizadas entre 2014 e 2019. Por meio de relatos, o livro descortina as histórias e impactos psicológicos produzidos pelos acontecimentos. Em formato impresso, a publicação estará disponível a partir de novembro. Interessados em adquirir a obra devem entrar em contato pelo e-mail editoralvirtual@ufrgs.br.