Conversas nas Zonas Azuis - Veranópolis e as Blue Zones , que apresenta estudo conduzido por João Senger, está em cartaz na Casa e Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre

Professor do curso de Medicina da Universidade Feevale, João Senger marca presença no documentário Conversas nas Zonas Azuis - Veranópolis e as Blue Zones.
O filme está em cartaz até esta quarta-feira, 14, na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e logo será disponibilizado no YouTube.
Idealizado pela jornalista Lilian Liang, o documentário dá voz a personagens das regiões mais longevas do planeta. Ela decidiu explorar as chamadas zonas azuis, seis ao total, caracterizadas pela longevidade da população. Assim, a cidade de Veranópolis (RS) uniu-se a localidades do Japão, Itália, Grécia, Costa Rica e Estados Unidos, onde o tema vem sendo tratado. "A jornalista decidiu encerrar sua pesquisa para o documentário com os dados de Veranópolis, onde estudamos o envelhecimento há mais de 30 décadas", diz o professor João Senger.
O filme tem como eixo narrativo o trabalho pioneiro do Instituto Moriguchi - Centro de Estudos do Envelhecimento, que desde 1994 desenvolve o Projeto Veranópolis, voltado ao estudo dos hábitos e da qualidade de vida da população idosa local. Esse projeto do Instituto, do qual o professor da Feevale é diretor e pesquisador, antecede em uma década o conceito internacional das blue zones — formulado apenas em 2004 — e revela que o conhecimento sobre longevidade de qualidade já vinha sendo produzido no Brasil antes de ganhar visibilidade global.
Saiba mais
O trailer do documentário está disponível neste link.
Já a programação da Cinemateca Paulo Amorim pode ser conferida aqui