Professor de universidade portuguesa ministra palestras sobre riscos ambientais | Universidade Feevale

Professor de universidade portuguesa ministra palestras sobre riscos ambientais

Tavares com a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari

Alexandre Oliveira Tavares, da Universidade de Coimbra, estará na Feevale até sexta-feira, dia 15

11/03/2019 - Atualizado 14h18min

A Universidade Feevale recebe, até o dia 15 de março, o professor Alexandre Oliveira Tavares, da Universidade de Coimbra, de Portugal, que participará de diversas atividades na Instituição. A visita do docente tem o objetivo de viabilizar a troca de práticas e de metodologias com o grupo de pesquisa Ambiente e Sociedade, coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Sganderla Figueiredo, e com o programa Educação Ambiental em Desastres, liderado pela professora Danielle Paula Martins. Tavares foi recepcionado pela Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) da Feevale na manhã desta segunda-feira, dia 11.

Na tarde desta terça-feira, dia 12, o professor participará do VII Seminário Interno sobre Riscos e Desastres, que tem o objetivo de discutir questões relacionadas aos riscos ambientais e desastres a partir de pesquisas. Tavares abordará o tema Vulnerabilidade territorial e a governação do risco, que acontecerá na Sala de Exposições, localizada no prédio Arenito, Câmpus II da Feevale, às 14h. Na quinta-feira, dia 14, o docente participará da Oficina Regional de Defesa Civil, também na Sala de Exposições, e apresentará a temática Gestão do risco e planejamento de emergência: exemplos multiescalares, às 14h. As duas atividades são gratuitas e recebem inscrições pelo e-mail pead@feevale.br.

Já na sexta-feira, dia 15, Tavares palestrará na aula inaugural do Programa de Pós-graduação (PPG) em Qualidade Ambiental sobre o tema Modelos de gestão para o risco: dos processos ao território. O evento gratuito e sem necessidade de inscrição ocorrerá no auditório do prédio Azul, Câmpus II, às 20h.

Sobre Tavares

O professor da universidade portuguesa é doutor em Engenharia Geológica, no ramo de Geologia do Ambiente e Ordenamento, pela Universidade de Coimbra, onde leciona. Tem trabalhado com a temática de gestão de riscos, planejamento e vulnerabilidade ambiental. Atua como pesquisador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Observatório do Risco – Osiris. É também docente do mestrado interdisciplinar em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos e no Programa Doutoral interuniversitário em Território, Risco e Políticas Públicas, diretor do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e membro do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (Enaac) 2020.

Confira a programação completa das atividades:

12 de março

14h - VII Seminário Interno sobre Riscos e Desastres
Local: Sala de Exposições, prédio Arenito
  • Vulnerabilidade territorial e a governação do risco, com Alexandre Oliveira Tavares
  • Metodologia de avaliação e caracterização de áreas com risco e deslizamentos e inundações, utilizando modelos de regressão logística e Sistema de Informação Geográfica (SIG), com Daniela Quevedo, da Feevale
  • Projeto de pesquisa de diagnóstico de impactos ambientais e da saúde no processo de formação da cidade de Novo Hamburgo, com João Sganderla Figueiredo, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Instituição
  • Estudos sobre mudanças climáticas no centro polar antártico, com Francisco Eliseu Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

14 de março
14h - Oficina Regional de Defesa Civil
Local: Sala de Exposições, prédio Arenito
  • Gestão do risco e planejamento de emergência: exemplos multiescalares, com Alexandre Oliveira Tavares
  • Atividades preventivas de risco na cidade de Igrejinha, com Alessandra Azambuja, coordenadora municipal de Igrejinha de Defesa Civil
  • Integração regional – Conceito e atividades da Oficina Regional de Defesa Civil do vale do Paranhana, região das Hortênsias e altos sinos, com Cláudio Silva da Rocha, coordenador voluntário da Oficina Regional

15 de março
20h - Aula inaugural do PPG em Qualidade Ambiental
Local: Auditório do prédio Azul
  • Modelos de gestão para o risco: dos processos ao território, com Alexandre Oliveira Tavares

Legenda da foto: Tavares e a diretora de e Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.