Daniel Conte trabalhou em publicação dedicada ao estudo das relações entre cultura, identidade e poder
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Daniel Conte, é o organizador do livro Aquém e Além da Nação – Utilidades e Ultrapassagens de Uma Identidade Brasileira. A publicação reúne textos de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e foi organizado em parceria com Imara Bemfica Mineiro e Ricardo Postal, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Conte, trata-se do resultado das atividades do grupo de pesquisa Sutra – Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais.“O livro reflete o trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos por pesquisadores dedicados ao estudo das relações entre cultura, identidade e poder sob uma ótica crítica e decolonial”, diz o professor da Feevale. O projeto tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para Conte, o fato de reunir trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil evidencia a transversalidade e a capilarização das discussões promovidas pelo grupo no cenário nacional. Trata-se, diz ele, de uma publicação que consolida o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e contribui para o fortalecimento das perspectivas decoloniais no campo das humanidades.
Além dessa obra, o mês de setembro também marcou o lançamento da segunda edição do livro Ainda Orientalismo, fruto de um curso de extensão promovido pelo Sutra ao longo de um ano. “Essa publicação reafirma o compromisso do grupo com a produção e a difusão do pensamento crítico contemporâneo, ampliando o alcance de suas pesquisas e consolidando sua relevância acadêmica no debate sobre subalternidades, transculturalidade e colonialidade no Brasil”, completa Conte. Os livros, ambos em formato digital, podem ser baixados gratuitamente no site da editora Cirkula.