Professor da Feevale tem livro publicado nos Estados Unidos e na Europa | Universidade Feevale

Professor da Feevale tem livro publicado nos Estados Unidos e na Europa

02/06/2020 - Atualizado 14h26min

Fábio Piran faz parte do corpo docente do curso de Engenharia de Produção da Instituição

webinar

O livro Análise e gestão da eficiência: aplicação em sistemas produtivos de bens e de serviços, de Fábio Sartori Piran (foto), professor da Universidade Feevale, foi publicado, no Brasil, pela Elsevier, uma das seis editoras científicas mais importantes do mundo. Em janeiro deste ano, o exemplar foi reconhecido internacionalmente e lançado pela editora Taylor & Francis nos Estados Unidos e na Europa. Há, ainda, previsão de o exemplar ser publicado na Ásia, China e Índia.

A publicação apresenta, de forma didática, as técnicas para calcular a eficiência de sistemas produtivos, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis). No livro, Piran, juntamente com os autores Daniel Pacheco Lacerda e Luis Felipe Riehs Camargo, explica o Método de Modelagem em DEA, desenvolvido pelos pesquisadores e utilizado para a aplicação das técnicas mostradas no exemplar. Além disso, o grupo criou um software, intitulado Sistema para Análise e Gestão da Produtividade e Eficiência (Sagepe), para a realização do cálculo matemático.

“O que chamou a atenção para o livro ser publicado internacionalmente foi, justamente, por ser um material completo. Ele explica, detalhadamente, a técnica DEA, apresenta um método e o passo a passo de como usar o software para realizar o cálculo. Além disso, mostra cinco casos reais de aplicação e seus resultados”, declara Piran.

É surpreendente e positivo ter um livro publicado internacionalmente, pois não é comum brasileiros publicarem no exterior”, completa o professor do curso de Engenharia de Produção da Feevale.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.