Evento contou com palestra internacional e apresentou projetos que fortalecem o impacto social da Universidade

Nesta quinta-feira, 11, a Universidade Feevale promoveu o 1º Seminário sobre Ensino, Extensão e Pós-Graduação (Proext-PG), realizado no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo. O evento gratuito e aberto ao público reuniu pesquisadores, extensionistas, estudantes, autoridades e membros da comunidade em um espaço de diálogo e reflexão sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco no impacto social das atividades acadêmicas.
A programação contou com a participação especial de convidadas internacionais, entre elas Sylvia Maria Valenzuela Tovar, presidente da Unión Latinoamericana de Extensión Universitaria (ULEU), e Adriana Salcedo, professora da Universidade para a Paz (Upeace), da Costa Rica, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). A aula aberta ministrada por Adriana, com o tema Género, interseccionalidad y Movilidad Humana en las Américas promoveu debates sobre questões atuais e transversais à extensão universitária. A mediação foi realizada pelas professoras Laura Ribeiro Rueda e Márcia Blanco Cardoso.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Qualidade Ambiental, Daniela Müller de Quevedo, destacou a importância da extensão para a Universidade. “Sejam todos muito bem-vindos. Como pesquisadora e coordenadora de um programa de extensão, quero ressaltar que a extensão é nossa principal conexão com a comunidade, o caminho que leva a pesquisa para além dos muros da Universidade. Por meio dela, não só compartilhamos nosso conhecimento, mas também nos enriquecemos com a realidade social e os saberes que as comunidades nos trazem. Nossa instituição tem em seu DNA o compromisso de devolver para a sociedade tudo o que produzimos, integrando pesquisa, ensino e extensão de forma orgânica. Este evento representa o resultado desse trabalho contínuo e dedicado”, destacou.
A coordenadora do Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS), Danielle Paula Martins, ressaltou como o evento potencializa a integração de saberes e práticas acadêmicas. “É uma grande satisfação estar aqui, diante de um auditório repleto de pesquisadores, extensionistas, colegas, membros da comunidade e autoridades. Este encontro representa um momento importante para compartilharmos as ações que temos desenvolvido, sempre com o propósito de fortalecer a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Acreditamos que essa articulação é fundamental para ampliar o alcance do conhecimento produzido na Universidade, promovendo impacto real nas comunidades onde atuamos”, afirmou.
Além da aula aberta, o seminário incluiu a apresentação do Programa de Extensão na Pós-Graduação (Proext-PG), uma mesa-redonda sobre a integração das atividades acadêmicas e a exposição de projetos contemplados pelo edital interno do programa.