17/06/2019 - Atualizado 14h50min
Cônsul-geral do Brasil na China participou da cerimônia, nesta segunda-feira
A manhã desta segunda-feira, 17, marcou a inauguração oficial do polo da Feevale Digital em Dongguan, localizada na província de Cantão, na China. A solenidade foi realizada por meio de videoconferência no Feevale Techpark, Em Campo Bom, com participação, no Brasil, de gestores da Universidade Feevale, e, na China, de representantes da Escola Wisdom, do polo e alunos. Também esteve presente na cerimônia, em Dongguan, o cônsul-geral do Brasil na China, Pedro Murilo Ortega Terra.
A primeira turma do polo na China conta com cerca de 30 alunos e a próxima, que inicia as aulas no próximo trimestre, está recebendo inscrições. Desde o início dos anos 1990, Dongguan é destino de brasileiros, em particular moradores da região do Vale do Sinos, que foram trabalhar lá em função de sua experiência e conhecimento do setor calçadista. A chegada da Feevale ao país integra um processo iniciado em dezembro do ano passado, no âmbito da estruturação da Feevale Digital, uma nova modalidade de educação a partir de metodologias próprias. A instalação do polo na China se deu por meio da parceria com a Escola Wisdom, firmada em março deste ano.
Conforme Roberto Cardoso, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, o orgulho, neste dia, é muito grande, ao entregar para a comunidade brasileira de Dongguan, na China, esta expansão da Instituição. “Tenho certeza que o polo trará uma melhor qualidade profissional e de vida para todos, por meio da educação superior. Acreditamos na educação, e só com ela entregaremos, para o mercado de trabalho, pessoas e profissionais capazes de mudarem não só os rumos e o futuro de um país, mas, também, do mundo”, afirmou.
Já de acordo com o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, esse é um momento muito especial, pois a Instituição se aproxima de pessoas muito importantes, que não estão próximas territorialmente, mas que possuem uma ligação com o Brasil, com a Feevale e com a região. “Como uma das missões da Universidade é estar próxima das comunidades, temos esse entendimento: seja em Dongguan, seja em outras comunidades, onde estiverem os brasileiros, desenvolvendo seus trabalhos, nós pretendemos estar com eles. Somos a primeira universidade no Rio Grande do Sul a ter uma estrutura fora do País, atendendo à nossa comunidade, que são pessoas muito importantes pra nós, e isso tem muito significado”, disse.
O cônsul-geral do Brasil na China, Pedro Murilo Ortega Terra, relembrou o tempo em que foi professor e ressaltou o tamanho do investimento pessoal que pressupõe este ofício. “Parabéns ao trabalho e esforço desta escola e da Feevale pois, aqui, os brasileiros terão muitas possibilidades”, completou.
Sobre a Feevale Digital
Ao ingressar na Feevale Digital, o aluno conta com flexibilidade e autonomia para realizar as atividades conforme sua disponibilidade de tempo. Também há possibilidade de ocorrerem atividades síncronas, como webconferências, além de palestras e workshops nos polos. Trata-se de uma oportunidade para facilitar o acesso àqueles que buscam uma educação de qualidade. São oferecidos três bacharelados, quatro licenciaturas, 10 tecnológicos e cinco especializações, e a oferta seguirá em expansão. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/digital.