Pesquisas buscam soluções para indústria e área da saúde | Universidade Feevale

Pesquisas buscam soluções para indústria e área da saúde

14/08/2019 - Atualizado 12h22min

Laboratório Materiais

Três pesquisadores da Universidade Feevale atuam em conjunto no Laboratório de Estudos Avançados em Materiais

Trabalhando de forma conjunta e interdisciplinar, três pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale desenvolvem estudos para inovação em diversas áreas. As pesquisas, conduzidas no Laboratório de Estudos Avançados em Materiais, localizado no prédio Azul, Câmpus II, em Novo Hamburgo, vão desde o setor moveleiro até o da saúde, possuindo já, uma patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e duas em andamento.

Gargalo na indústria dos metais

Os professores Claudia Trindade Oliveira, da área de revestimento metálico, Fernando Dal Pont Morisso, do campo da química/nanotecnologia, e Carlos Leonardo Carone, da área de polímeros, conduzem, por exemplo, um estudo pioneiro com zamac. Esta liga de zinco e alumínio, muito utilizada no Vale do Sinos na indústria moveleira e de moda, possui componentes de baixa propriedade mecânica, o que a torna mais acessível em comparação às outras. “No entanto, o zamac tem baixa resistência à corrosão, exigindo processos de cromatização que, dependendo de sua aplicação, são ineficientes em decorrência da porosidade apresentada pela liga”, explica Claudia.

Buscando resolver este problema, na patente depositada, os pesquisadores propuseram uma alternativa, na área de revestimento, para minimizar a porosidade do zamac, visando aumentar a sua resistência à corrosão. Este estudo está vinculado a uma dissertação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.

Novos curativos

Outra frente do Laboratório é a preparação, caracterização e aplicação de nanopartículas metálicas biocompatíveis, ou seja, que podem entrar em contato direto com o corpo humano. Neste caso, essas partículas são incorporadas em membranas de polissacarídeos que são utilizadas como bandagens aplicadas diretamente sobre feridas na pele. Em parceria com os professores Luiz Kanis e Karine Modolon, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), estão sendo desenvolvidos curativos contendo essas partículas e outros insumos naturais indicadores de pH que sinalizam e previnem inflamações, por exemplo.

Estes materiais têm caráter inovador, pois são hidrogéis e, assim, não precisam de uma base têxtil ou polimérica para a sua manutenção sobre a pele. Como são materiais biocompatíveis, eles são aplicados sobre a pele, sendo absorvidos ou se desfazem naturalmente”, explica o professor Morisso.

Os estudos desenvolvidos no laboratório mantêm relação com os trabalhos de conclusão de curso produzidos na Instituição e já geraram artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como apresentados em congressos.

Laboratório rumo à sustentabilidade

O Laboratório de Estudos Avançados em Materiais é pioneiro, dentro da Instituição, na busca por reduzir e reaproveitar os seus resíduos. Exemplos disso são a recuperação de álcool de lavagem e a neutralização e secagem de resíduos gerais. “Utilizamos álcool em uma série de processos relacionados à lavagem de material, assim como em outros laboratórios. Então, passamos a destilar e a reutilizar este solvente, o que reduz o custo de aquisição e descarte, pois não precisamos comprar tanto quanto antes e nem descartar em uma proporção semelhante”, explica o coordenador do Laboratório, Fernando Dal Pont Morisso.

Esta ação serviu de exemplo, inclusive, para o Grupo Interno de Gerenciamento Ambiental (Giga) da Feevale, que também adotou a prática. Há, ainda, duas frentes no quesito secagem e neutralização de resíduos. Um TCC do curso de Engenharia Química avalia a secagem dos resíduos dos laboratórios de Fotografia com o intuito de reduzir seu volume para armazenamento. “A outra frente é a dos resíduos gerais, cujo tratamento semelhante em termos de secagem conseguiu reduzir um volume líquido de cerca de 6 litros para um volume sólido de menos de 200ml”, completa Morisso, explicando que o processo será, cada vez mais, aperfeiçoado.

Saiba mais

O Laboratório de Estudos Avançados em Materiais é um ambiente de desenvolvimento e caracterização de materiais que apresenta um parque analítico de excelência, possuindo em torno de 20 diferentes técnicas analíticas, incluindo microscopia eletrônica de varredura (MEV), análise termogravimétrica (TGA), análise de área superficial, ensaio de envelhecimento em câmara de UVA/UVB e medidas de tamanho de partículas por espalhamento de luz, entre outras. Atende a projetos nas áreas de polímeros, nanopartículas, materiais biocompatíveis, revestimentos metálicos e insumos para a construção civil, entre outros. O laboratório atua na pesquisa, no ensino e na prestação de serviços.

Informações:

Veja mais fotos:

Laboratório de Estudos Avançados em Materiais

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.