Pesquisadores da Universidade Feevale estão em ranking dos melhores da América Latina | Universidade Feevale

Pesquisadores da Universidade Feevale estão em ranking dos melhores da América Latina

05/10/2021 - Atualizado 13h24min

pesquisa

Alper-Doger Scientific Index classifica os cientistas de acordo com a sua produtividade e influência

A Universidade Feevale figura no ranking Latin America Top 10.000 Scientists, divulgado na última semana pela Alper-Doger Scientific Index (AD Scientific Index), organização independente criada pelos cientistas Murat Alper e Cihan Doger. Os pesquisadores Marco Antônio Siqueira Rodrigues, Marlene Neves Strey e Fernando Spilki, do programa de pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e mestrado em Psicologia e em Virologia, respectivamente, integram o ranking que, ao contrário de outros métodos que fornecem avaliações de periódicos e universidades, é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica do acadêmico.

O AD Scientific Index mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de pesquisadores com base em pontuações e citações no Google Scholar, por exemplo, o que representa sua influência. Além disso, o índice fornece a classificação e a avaliação de cientistas em diversos ramos do conhecimento, em 11.940 universidades de 195 países, proporcionando resultados para categorização e análise.

Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, o fato de que pesquisadores da Instituição figuram no ranking dos mais influentes e importantes da América Latina é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde a década de 1990, com a criação da pesquisa e o seu desenvolvimento na Universidade.

É importante ressaltar que a nossa pesquisa sempre teve a característica de ser aplicada às necessidades da sociedade. Então, é muito relevante termos valores individuais como temos, mas também possuirmos um grande coletivo de pessoas que estão desenvolvendo pesquisa e transferindo para a sociedade esse conhecimento”, afirma.

Conheça cada um dos pesquisadores citados no ranking:

Marco Antônio Siqueira Rodrigues: coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, é doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais e possui pós-doutorado na Universidade Politécnica de Valência, Espanha, no Departamento de Engenharia Química e Nuclear. Criador do Laboratório de Materiais, Tecnologias e Processos de Tratamento de Líquidos – Aquário, na Feevale, desenvolve investigações na área de Engenharia de Materiais.

Marlene Neves Strey: professora do mestrado em Psicologia da Feevale, é doutora na área pela Universidad Autónoma de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat de Barcelona. Revisora de diversos periódicos, como Research on Ageing and Social Policy, Revista Iberoamericana de Psicología: Ciencia y Tecnología e Revista Ártemis, atua principalmente nos temas: gênero, mulher, projeto profissional e trabalho.

Fernando Spilki: pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, possui doutorado em Genética e Biologia Molecular. É coordenador da Rede Corona-ômica BR do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações MCTI/Finep e editor do periódico PeerJ. Atua em projetos nas áreas de virologia animal, humana e ambiental.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.